Prepara e vai

Curso de Fisioterapia retoma projetos que avaliam a saúde de trabalhadores rurais.

Teve início na tarde de hoje (10) mais uma edição de estudos da Universidade de Cruz Alta que investigam hábitos e a qualidade de vida de famílias que atuam no campo. Os projetos de iniciação científica mensuram a postura e a força máxima de preensão manual de quem trabalha na atividade leiteira, aspectos que também podem interferir na qualidade de vida dessas pessoas. Em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com o Instituto de Tecnologia de Clermont-Ferrand, da França, e com a Emater/RS, o curso de Fisioterapia promoveu a primeira coleta de dados nos laboratórios instrumentais.

As 30 pessoas pesquisadas representam dez municípios de regiões próximas à Unicruz e participam de procedimentos como fotogrametria postural, flexiteste e exame de extensão lombar, além de um questionário sobre dados pessoais e condições de trabalho, tudo com colaboração de professores da Udesc e estudantes franceses. As novidades de 2017 ficam por conta da inclusão de uma coleta de sangue realizada pelo curso de Biomedicina para verificação de taxas de glicose, HDL e colesterol, e da adesão de extensionistas da Emater nos procedimentos aplicados. Os dados iniciais serão tabulados pelas IES parceiras e comparados com outras avaliações que deverão ser realizadas ao longo do ano. O grupo de pesquisadores ainda irá participar de oficinas pedagógicas para ensinar exercícios de alongamento e como aproveitar melhor a força do corpo, e também deve integrar o grupo de pesquisadores e bolsistas para visitas às propriedades rurais. Monitores da disciplina de Sociologia do curso de Agronomia também devem integrar a comitiva nas ações in loco. “Eles relatam muita dor nas suas atividades diárias e eles vêm em busca de uma qualidade de vida melhor. É o que a gente vai buscar dar a eles”, prospecta a estudante do 3º semestre de Fisioterapia Gabrielly Graeff de Souza.

A criação dos projetos surgiu há três anos a partir de uma demanda o Grupo de Trabalho Social da Rede Leite – Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Pecuária de Leite no Noroeste do Rio Grande do Sul –, que tem entre seus membros a Unicruz. Apesar de uma trajetória recente, as atividades vêm apresentando resultados satisfatórios para as famílias pesquisadas. Para a professora Themis Leal de Carvalho, coordenadora da iniciativa, esse é o principal incentivo para dar continuidade às ações. “O trabalhador que vem aqui faz uma multiplicação. Ele conta para vizinhos, para parentes, para amigos. É um resultado que engrandece e nos mostra a importância dos projetos”.

Cereais São Pedro, Coopertec e FMC são patrocinadoras dos projetos.