Na terra do cacau

Docente da Unicruz realiza viagem precursora à Operação Rondônia Cinquentenário, do Projeto Rondon.

A Universidade de Cruz Alta irá participar na metade do ano de mais uma operação nacional do Projeto Rondon. A inciativa do Ministério da Defesa completa cinco décadas em 2017, e por isso a próxima edição levará o nome Rondônia Cinquentenário. De 07 a 23 de julho, 15 municípios de Rondônia receberão professores e estudantes para a promoção de oficinas que contribuam para o desenvolvimento social. Uma das cidades contempladas será Cacaulândia, de aproximadamente 6.300 habitantes, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como o próprio nome sugere, Cacaulândia é grande exportadora do cacau, principal matéria-prima do chocolate.

A professora do curso de Agronomia Candida Elisa Manfio está em Cacaulândia – cidade na qual a Unicruz irá desempenhar atividades juntamente com a Universidade Severino Sombra (USS), do Rio de Janeiro – em uma missão precursora à operação. Para divulgar a ida da equipe da Unicruz, a docente tem participado de agendas com lideranças comunitárias, repartições governamentais, professores da rede básica e demais entidades públicas. “A gente tem muita desigualdade social, mas o pessoal daqui é feliz. Eles são ávidos de sabedoria, e nós temos muito a colaborar com a população”, relata a professora Candida em um vídeo enviado pela internet.

Na Operação Rondônia Cinquentenário, a Unicruz será responsável pelo Conjunto A de ações, que engloba as áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. A equipe deve ser definida dentro das próximas semanas.