A terra que eu habito

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo aprendem técnicas de construção de casas usando terra crua.

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Cruz Alta tiveram a oportunidade de aprender como usar materiais sustentáveis na construção civil. A 2ª Oficina de Bioconstrução ensinou na sexta-feira (31) e no sábado (1º) futuros arquitetos a aproveitar a terra crua na criação de moradias, técnica existente no Brasil desde o Período Colonial. Para ambientação aos métodos, os alunos pesquisaram sobre pau a pique, taipa de pilão, cordwood adobe, entre outros procedimentos, e compartilharam as noções com os demais participantes. Além do impacto ambiental reduzido, outros diferenciais são a abundância das matérias-primas e o baixo custo das casas produzidas nesses moldes, sendo alternativas para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Após, o professor Mateus Veronese – ministrante da oficina – conduziu atividades práticas no Laboratório de Tecnologia do curso. “Os alunos conheceram as técnicas tradicionais de construções nas aulas da disciplina de História e Teoria da Arquitetura. A partir daí, surgiu a ideia da oficina. Elas utilizam materiais locais, não usam nenhum tipo de aditivo. É basicamente areia, terra e palha, então o impacto no meio ambiente é mínimo”, explica o docente.