Raiz do problema

Em palestra, jornalista fala para estudantes sobre a formação de jovens violentos.

O que desencadeia o comportamento de agressividade extrema nas pessoas? Partindo dessa premissa, um pesquisador gaúcho escreveu um livro para tentar entender as origens da violência – especialmente entre o público jovem – e possíveis soluções para reduzir os índices de criminalidade no Brasil. “A formação de jovens violentos – estudo sobre a etiologia da violência extrema” foi lançado pelo jornalista Marcos Rolim em dezembro do ano passado, mas somente hoje, na Universidade de Cruz Alta, abordado como tema em uma palestra.

O Miniauditório do CCHS ficou pequeno para tantos estudantes, na maioria dos cursos de Direito e Jornalismo da Unicruz. A convite do Núcleo de Ação em Pró-Direitos Humanos (NAPDH) da Instituição, Rolim explicou a metodologia utilizada em sua obra e concluiu que alguns conceitos populares são equivocados. “Os jovens que têm maior disposição para serem violentos aprenderam isso. Eles se socializam de forma perversa no tráfico de drogas. Onde a escola pública falha, quando muitos adolescentes abandonam precocemente os estudos, grande parte dos meninos aprende a produzir uma série de atos violentos”, resume o convidado, que escreveu o seu livro entrevistando jovens com dois perfis: um de internados na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) e outro sem relações com nenhum tipo de crime.

“A Formação de Jovens Violentos” está disponível para compra no site da editora Appris.