Esse espaço é todo seu! Aqui você tem acesso ao Multiverso do ingressante, com todas as informações importantes para quem está acessando o curso da sua vida pela primeira vez. Confira o vídeo de boas-vindas do reitor Fábio Dal-Soto!
Clique nos ícones para acessar!
Confira AQUI o passo a passo!
No Portal do Aluno você monitora o seu desempenho e histórico, podendo ter acesso a notas de avaliações, médias finais, frequência, biblioteca, financeiro, dentre outras informações da sua vida acadêmica.
Aqui vocẽ encontra todas as orientações e materiais das disciplinas EaD, além de todas as informações sobre aulas que estão sendo trabalhadas neste semestre de forma remota (materiais e links de acesso às aulas).
Portal interno da unicruz, que reúne todos os canais de comunicação. Nessa página você terá acesso aos Portais, Email (Gmail), Biblioteca, Lista de Ramais e, à direita da página, aos Manuais do Aluno (como entrar no Portal do Aluno) e do EduCONNECT.
Aplicativo de celular no qual o acadêmico tem acesso a notas, históricos, chat com professores e outros..
Conheça o aplicativo que conecta você a toda a comunidade acadêmica
O Meu EduConnect é o aplicativo que conecta toda a comunidade acadêmica da instituição, com efetividade, segurança e agilidade.
Suas funcionalidades contemplam serviços para professores e alunos, como consultas de notas, boletos, chamada, timeline de mensagens, recebimento de notificações, entre outros. Tudo de maneira online e mobile.
Confira as possibilidades do aplicativo:
É possível baixar o App Meu EduConnect na loja de aplicativos do seu celular, disponível para Android e iOS.
Para registro da instituição, aponte a câmera do seu celular para o QR CODE abaixo:
Basta digitar o login e senha de aluno e aproveitar as funcionalidades oferecidas. O QRcode será disponibilizado em cartazes distribuídos pelo campus e, também, no Manual de Utilização do App, na página inicial do portal do aluno.
Após a divulgação do resultado dos aprovados e conforme as datas estipuladas no Edital do Vestibular, você receberá em seu e-mail cadastrado no momento da inscrição, um usuário e senha para acesso ao Portal do Aluno, onde irá realizar a seleção de disciplinas, simulação dos valores e conclusão da pré-matricula. Finalizado o processo via Portal do Aluno, será necessário comparecer na Secretaria Acadêmica da Instituição para entrega da documentação e assinatura dos documentos informados via e-mail.
Ao período destinado às matrículas através das formas alternativas de ingresso consta no Edital do Vestibular e deve ser realizada de forma presencial na Secretaria Acadêmica.
Os documentos que devem ser entregues na Secretaria Acadêmica são os seguintes:
• RG
• CPF
• Título de eleitor.
• Certificado de reservista (homens até 45 anos).
• Certidão de nascimento ou casamento.
• Comprovante de residência.
• Via original do certificado de conclusão do ensino médio
• Cópia autenticada do diploma de graduação (em caso de ingresso através de Curso Superior)
A confirmação é realizada mediante o pagamento da primeira parcela do semestre e assinatura dos documentos relativos a matrícula junto a Secretaria Acadêmica.
A rematrícula é feita via portal no período indicado no calendário universitário. O primeiro passo para a realização da rematrícula é a emissão do boleto referente a primeira parcela do semestre. Após o pagamento e conforme data prevista no calendário acadêmico, as disciplinas devem ser selecionadas através do menu “Matrícula”.
É o ato pelo qual o acadêmico INGRESSANTE encerra definitivamente o vínculo com a Instituição de Ensino, sendo necessário um novo processo seletivo para um novo ingresso. O ingressante que solicitar o cancelamento, até o primeiro dia de aula terá direito à devolução de 80% dos valores pagos e a isenção das parcelas vincendas. Na solicitação feita, após o início oficial das aulas, o acadêmico deverá quitar todas as parcelas vencidas, até a data da formalização da desistência, obedecendo ao prazo estipulado no calendário acadêmico.
Compreende a suspensão temporária dos estudos do acadêmico, mantendo seu vínculo com a IES por 02 (dois) anos a contar do semestre letivo no qual o pedido foi realizado. O retorno aos estudos obrigará o acadêmico a se adaptar a base curricular vigente, permitido, se for o caso, o aproveitamento de estudos. Para solicitar o trancamento o acadêmico deverá ter concluído no mínimo um semestre letivo, devendo ser observado o prazo previsto no calendário acadêmico. No campo financeiro, o trancamento é o ato eficaz para suspender a cobrança das mensalidades vincendas. O trancamento de matrícula não isenta o acadêmico do pagamento da(s) mensalidade(s) vencidas até a data da solicitação.
O caso de desistência do curso, ou abandono das aulas, sem a préviaformalização do trancamento ou cancelamento de matrícula, o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais não será interrompido, devendo o acadêmico responsabilizar-se pelos encargos financeiros gerados no semestre letivo da matrícula.
Dentro do prazo estipulado no calendário acadêmico, o pedido de cancelamento ou trancamento de matrícula deverá ser feito através do Portal do Aluno, no menu “Secretaria Acadêmica”, opção “Requerimentos”.
Está disponível no Portal do Aluno, no menu “Relatórios”, o atestado de matrícula com a relação das disciplinas matriculadas no semestre. Demais documentos devem ser solicita à Secretaria Acadêmica, através do e-mail academica@unicruz.edu.br
Os documentos devem ser retirados pelo próprio acadêmico, ou terceiro autorizado mediante procuração que pode ser solicitada através do e-mail academica@unicruz.edu.br
O diploma será expedido em até 90 dias úteis a contar da data de colação de grau. Para retirada, o acadêmico deverá dirigir-se até a Secretaria Acadêmica com um documento de identificação, e em caso de retirada por terceiro, é necessária a apresentação de procuração com assinatura reconhecida em cartório.
A solicitação deve ser feita através do e-mail diplomas@unicruz.edu.br, mediante pagamento de taxa e entrega da documentação informada via e-mail.
O histórico financeiro do acadêmico e seus boletos relativos as mensalidades ficam disponíveis no Portal do Aluno, no menu “Financeiro”. Já os boletos de taxas de biblioteca ficam disponíveis no espaço da biblioteca, no menu “Biblioteca – Emissão de boletos”.
O boleto tem validade de 20 dias após o vencimento, dessa forma o pagamento pode ser feito dentro desse prazo com o mesmo documento. Passado esse período, a atualização pode ser solicitada para o e-mail contasareceber@unicruz.edu.br.
O acadêmico que não possui e-mail institucional @sou.unicruz.edu.br, pode solicitar, o quanto antes, clicando aqui, e ter acesso a vários benefícios.No e-mail institucional receberá informações sobre o Office 365, programas fundamentais para o ensino superior (Word, Excel, PowerPoint, etc.), teams (para uso em aula e trabalhos em grupo).
O e-mail institucional promove a credibilidade do aluno no meio profissional, bem como em congressos e interações com a comunidade externa. Além disso, pode ser utilizado mesmo após a formatura.
Acadêmicos, professores e funcionários com vínculo ativo na Instituição.
Sim, a biblioteca conta com bibliotecária e assistentes de biblioteca disponíveis para o auxiliar na pesquisa no acervo físico e digital.
Acesso no site da universidade, no ícone Biblioteca (localizada na aba superior da página), será direcionado para a página da biblioteca, clicar em consulta no acervo.
Sim, para o empréstimo domiciliar o sistema de gestão da biblioteca faz o cálculo dos dias em atraso do livro, caso este não for devolvido na data
Sim, a bibliotecário e os assistentes de biblioteca estão disponíveis para tirar dúvidas dos usuários quanto ao uso da biblioteca. Oferece visita orientada as turmas ingressantes mediante agendamento do professor. Capacitações as bases de dados e Normas ABNT. Elaboração da ficha catalográfico para os Trabalhos de Conclusão de Curso de pós-graduação.
Sim, há internet disponível no ambiente da biblioteca para todos os usuários.
Contato da biblioteca, e-mail: biblio@unicruz.edu.br
O empréstimo está disponível para todos os usuários com vínculo ativo na Universidade. O usuário precisa ter o login (RA/Matrícula) e senha.
Alunos graduação: 6 livros (prazo 7 dias)
Alunos pós-graduação: 7 livros (prazo 15 dias)
Professor: 9 livros (prazo 15 dias)
Funcionários: 6 livros (prazo 15 dias)
Sim, renovação no balcão de atendimento (com o livro em mãos) ou no portal da universidade, na página da biblioteca em renovação de livros. As renovações podem ser feitas on-line até 4 (quatro) vezes.
O acesso as Bases de Dados, está disponível para todos os usuários com vínculo ativo na Universidade. Bases de Dados: Biblioteca digital “Minha Biblioteca” e Plataforma de artigos de periódicos “Ebsco”. As bases de dados podem ser acessadas também fora do ambiente da Universidade.
De segunda a sexta-feira: das 14h às 22h30min e no sábado: das 9h30min às 15h30min.
Obs.: Durante o período das aulas não presencias: atendimento das 14h às 20h (de segunda a sexta-feira).
A Central de Atendimento ao Acadêmico é o Departamento da Unicruz responsável por todos os registros acadêmicos dos alunos de Graduação e Pós-graduação. Esses registros compõem o histórico de toda a trajetória do aluno, desde o ingresso, através das matrículas; a manutenção, por meio das rematrículas e afinalização do curso, mediante o encaminhamento dos processos dos formandos para registo em ata de colação de grau e posterior emissão do diploma. Além disso, o setor realiza os processos seletivos para concessões debolsas e financiamentos, negociações financeiras e emissão de documentos pertinentes à vida acadêmica. O atendimento ocorre de forma presencial e, também, por meio dos canais digitais, através do portal do aluno, e-mails e whatsapp.
Para mais informações:
- (55) 3321 1532
- (55) 3321 1587
- (55) 3321 1572
- (55) 3321 1605
A Assessoria de Assuntos Internacionais -AAI é responsável pela divulgação de oportunidades e programas de intercâmbio acadêmico, realização de processos seletivos, envio de candidaturas, acompanhamento e orientações a estudantes da Unicruz. Também recebe candidaturas, promove os devidos encaminhamentos, orienta e acompanha estudantes de outras instituições de ensino superior em seus intercâmbios na Universidade.
Nesse contexto, ainda planeja e faz a gestão das ações de cooperação internacional; mobilidade docente; recepção de delegações estrangeiras; organização de missões acadêmicas e técnico-científicas; promoção de cursos, eventos e estágios; entre outras atribuições.
A Biblioteca Visconde de Mauá centraliza o acervo bibliográfico da Instituição, que totaliza 46.729 títulos/publicações e 82.513 exemplares, entre livros, periódicos, CDs, DVDs, mapas, monografias, dissertações e teses. Ocupa uma área de 2.405.93 m², com salas de estudo e amplos espaços para leitura. Também, possui no seu acervo um espaço de literatura em Braille, voltado para a inclusão literária de deficientes visuais. O Departamento oferece aos acadêmicos serviços de auxílio à pesquisa, consulta e empréstimo de seu acervo bibliográfico. O aluno também pode acessar o acervo digital, através do ambiente do aluno (moodle/ead/bibliotecas).
Para mais informações: (55) 3321 – 1565
Saiba mais: unicruz.edu.br/biblioteca
O Núcleo de Educação a Distância - NEAD é um órgão de apoio da Pró-reitoria de Graduação, responsável pela coordenação e implementação da oferta de disciplinas integrantes dos currículos dos cursos, que utilizam modalidade semipresencial. O Núcleo de Educação a Distância tem como finalidades: disseminar a cultura da educação a distância, implementando e dinamizando o uso de recursos necessários ao processo de ensino e aprendizagem; acompanhar e assessorar as atividades do ensino a distância, utilizando como suporte à tecnologia, os recursos e a metodologia da educação a distância, articulado à pesquisa e extensão; disponibilizar apoio técnico e pedagógico para docentes e discentes que utilizam o ambiente virtual nas disciplinas semipresenciais e presenciais e promover cursos e atividades didáticas, visando à utilização de novas tecnologias da informação e comunicação e a permanente qualificação dos docentes, discentes e funcionários.
Para mais informações: (55) 3321 1563
O Núcleo de Apoio ao Estudante e ao Professor – NAEP é um órgão integrante da Pró-reitora de Graduação da Universidade de Cruz Alta, com finalidade de apoio pedagógico, psicopedagógico e psicológico aos discentes, bem como suporte pedagógico e psicológico aos docentes da Instituição. Busca, ainda, a promoção plena de condições para acesso e permanência na Educação Superior para pessoas com deficiência.
Para mais informações: (55) 3321 1524
A Assessoria de Comunicação é o departamento da Unicruz responsável pela comunicação institucional, a partir das áreas: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.
Para mais informações: (55) 3321 1515
O Setor de Jornalismo: é responsável pela produção das notícias relacionadas à Unicruz, nos diferentes formatos: texto, áudio ou imagem. Veiculação das informações nos canais institucionais, articulação e distribuição dos conteúdos produzidos na mídia tradicional. Ainda, produz todos os conteúdos de audiovisual da grade de programação, do Canal Universitário Unicruz Play.
Para mais informações: (55) 3321 1515
O Setor de Publicidade e Propaganda: a equipe de Publicidade e Propaganda atua na gestão de imagem da Universidade de Cruz Alta, em duas frentes: social media (gestão de redes sociais, produção e distribuição de conteúdos diários, dentre outras atividades) e agência de publicidade e propaganda (atendimento, planejamento, mídia e criação de peças e campanhas publicitárias).
Para mais informações: (55) 33211552
O Setor de Relações Públicas: é responsável por trabalhar estrategicamente a comunicação com todos os públicos. Fortalece com ênfase a comunicação interna entre alunos, professores e colaboradores. Está à frente da organização dos principais eventos institucionais, como a Feira das Profissões, Unicruz 360 e as formaturas.
Para mais informações: (55) 33211547
É o único Canal Universitário da região Noroeste do RS. Há mais de duas décadas, leva à comunidade de Cruz Alta e seu entorno uma programação diária, com informações e conteúdos variados, que mostram a rotina do Campus Universitário em todos os seus aspectos.
Reportagens, depoimentos, entrevistas, animações, nos diversos formatos. O Unicruz Play valoriza o multiverso acadêmico, por meio das práticas realizadas pelos alunos e professores, no contexto do ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Também, divulga as informações e notícias dos projetos e eventos institucionais, com o objetivo de manter o seu público informado, com um toque irreverente.
A diversidade televisiva é o principal diferencial do Unicruz Play. A programação atinge a todos os públicos, garantindo, assim, qualidade aos telespectadores e internautas.
Para ampliar o acesso à informação e atender o público que está na web, o Unicruz Play tem disponibilizado todo o conteúdo produzido nas plataformas do Facebook, Youtube e Instagram.
Nosso compromisso é com a educação. Nessa perspectiva, temas como economia, saúde, empreendedorismo, qualificação profissional, esporte, entre outros, são prioridades nos conteúdos produzidos.
A equipe que atua no canal é formada por profissionais experientes:
- Luciane Dal-Soto – Jornalista/ Supervisora do Canal
- Fernanda Motta – Jornalista
- Lucas Zolly – Cinegrafista/Editor
- Jaciara Sippert – Apresentadora
O estúdio de TV e a redação do Unicruz Play ficam localizados no Prédio 5 do
Campus da Unicruz.
Acompanhe a nossa programação em nossos perfis nas redes sociais ou pelo Canal 15 da Net Cruz Alta.
Mais informações: (55) 33211515
O Centro tecnológico da Informação oferece aos alunos todo o suporte para resolver as questões relacionadas a senhas, criação/alteração de senha do e-mail institucional e é responsável por apresentar soluções em relação a problemas com os acessos nos portais institucionais.
Para mais informações: (55) 3321 1543/1544