MERCADO DE TRABALHO

As constantes mudanças e transformações sociais que interferem na política de saúde exigindo um profissional comprometido com sua implementação de forma a assegurar ações produtivas que levem à concretização da modalidade  de atendimento das necessidades humanas individuais e coletivas.

A Enfermagem  busca um processo de  construção e reconstrução contínua de significados de uma dada realidade prevendo a ação humana sobre esta,  primando por um cuidado humanizado no setor saúde.
O enfermeiro como profissional de saúde, precisa conhecer a  população a qual destina seu atendimento  buscando aplicar seus conhecimentos técnicos e científicos, visando a integralidade dos indivíduos.

Dentro destas considerações o mercado de trabalho para a Enfermagem está em evidência devido a fatores, tais como:

  • Priorização pelos órgãos governamentais de ações no campo da saúde pública com ênfase no desenvolvimento de práticas que proporcionam a promoção e proteção da saúde, alicerçados no  na Estratégia  Saúde da Família e Programas Agentes Comunitários de Saúde;
  • Assistência de saúde a nível terciário especializada do ponto de vista tecnológico e de conhecimento científico;
  • Desenvolvimento de uma atitude investigativa que possibilite uma prática  reflexiva e propositiva;
  • Crescentes qualificações dos Cursos de Graduação de Enfermagem abrem espaço para estes profissionais atuarem na área da educação.

O profissional poderá ser absorvido no mercado de trabalho em instituições hospitalares, secretarias de saúde e educação, clínicas,  empresas e indústrias de grande porte, no ensino, pesquisa, e em serviço autônomos, entre outros, atuando nos três níveis de atenção à saúde.

A ênfase ao atendimento ao idoso desta proposta pedagógica, considera a questão do reconhecimento dentro de uma perspectiva biológica e cronológica como campo de atuação do profissional enfermeiro.

À medida que aumenta a expectativa de vida da população idosa, se faz necessário à presença de um profissional enfermeiro para a prestação de cuidados básicos de saúde seja a nível assistência de unidade básica, domiciliar e hospitalar, visando condições de bem estar.