DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Carga Horária: 45                 Créditos: 03
Ementa: Práticas socioculturais e o papel da cultura na contemporaneidade e sua articulação na sociedade. Evolução dos conceitos de sociedade, práticas socioculturais, movimentos sociais, associações; concepção de indivíduo; compreensão de participação, de ação, de democracia participativa e políticas sociais. Praticas Socioculturais na perspectiva de sua construção.

Bibliografia:
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida; tradução Plinio Dentzien, RJ: Jorge Zahar Ed., 2001.

EAGLETON, Terry. A ideia de cultura; tradução Sandra Castello Branco; 2ª ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2011. 208 p.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1994.

FERNANDES, Ruben Cesar. Privado porém público: o terceiro setor na América Latina. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

____________. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 50º ed. 2011.

____________. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 17ª ed. 2011.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma Pedagogia da Pergunta. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade e Outros Escritos. São Paulo: Paz e Terra, 14ª ed. 2011.

GIDDENS<Anthony; TURNER, Jonathan (Orgs) Teoria Social Hoje. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
____________. Extensão ou Comunicação. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Ão pública e representação social. Rio de Janeiro: Revan; Brasilia, DF: ENAP, 1998

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

GRAU, Nuria Cunill. Repensando o público através da sociedade: novas formas de gestão pública e representação social. Rio de Janeiro: Revan, 1998.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomás Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro; 3ª ed. RJ: DP&A, 1999.

RAICHELIS, Raquel. Esfera Pública e Conselhos de Assistência Social: Caminhos da Construção democrática. São Paulo: Cortez, 2ª ed. Ver. 2000.

SANTOS, Boaventura de Souza (org). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

_______________. Democratizar a democracia: S Caminhos da democracia participativa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

_______________. A gramática do tempo: para uma nova Cultura política. São Paulo: Cortez, 2006. (Coleção para um novo Comum; V.4)

_______________. A Globalização e as Ciências Sociais. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula (Orgs). Epistemologia do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, Frederico Barbosa da Silva; JACCOUD Luciana; BEGHIN Nathalie. Políticas Sociais no Brasil: participação social, conselhos e parcerias. In: Questão Social e Políticas Sociais no Brasil Contemporâneo. Brasília: Ipea, 2005. p. 373 – 407.

TATAGIBA Luciana; TEIXEIRA Ana Cláudia C.Participação e democracia: velhos e novos desafios. Civitas,Porto Alegre: v. 6 n. 1 jan.-jun. 2006 p. 223-240.

Carga Horária: 45                 Créditos: 03
Ementa: Fundamentos epistemológicos que permeiam os processos de produção de conhecimentos; pensamento com a ecologia dos saberes; educação e emancipação humana. Aspectos metodológicos das pesquisas qualitativas desenvolvidas nas Ciências Humanas e Sociais; o processo de planejamento científico, coleta e análise de dados; ferrramentas necessárias para a redação final da dissertação.
Bibliografia:
BOOTH, W.C.; Colomb, G.G.; WILLIANS, J.M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BORDIEU, P.; CHAMBOREDON, J.C.; PASSERON, J.C. Ofício de Sociólogo. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003.

HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias Qualitativas na Sociologia. 8.ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.

DIONE, H. A pesquisa ação para o desenvolvimento local. Tradução de Michel Thiollent. Brasília-DF, 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.) . Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 20.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência, para um novo senso comum. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2005. v.1.

Carga Horária: 45                 Créditos: 03
Ementa: Análise da sociedade contemporânea com vista à proposição de uma sociedade baseada na ética do coletivo, possibilidade de construção da cidadania plena. A análise tomará as relações poder/Estado/governança; tecnologia/ desenvolvimento econômico/desenvolvimento social como fundamentos para a produção do mapa da sociedade contemporânea com perspectiva de apontar diretrizes para a sociedade centrada nos valores do coletivo.

Bibliografia:
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade liquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001.

BIRMAN, Joel. Arquivos do mal-estar e da resistência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

 ____________. Por uma estilística da existência. São Paulo: Editora 34, 1996.

CERTAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1 Artes do fazer. 18.ed.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça: idéias radicais durante a Revolução Inglesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. Petrópolis: Vozes, 2012.

IANNI, Otávio. Teorias da globalização. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

RANCIERE,Jacques. O desentendimento: política e filosofia. São Paulo: Editora 34, 1996.

SANTOS, Boaventura de Souza (org.) Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

_________________.A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. 11 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004

Carga horária: 45                Créditos: 03
Ementa: Fórum de discussão entre docentes, discentes e sociedade ( civil, poder público e representações de classe)  que permita a articulação entre demandas sociais com disciplinas, projetos de pesquisa e práticas sociais interdisciplinares desenvolvidas ou propostas pelo Curso. A base das discussões centra-se em questões epistemológicas necessárias para a realização da investigação científica, possibilitando aos sujeitos uma atuação como vetores de transformação social.
Bibliografia:
ALVES-MAZZOTTI, A.J.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1988.

BARBOSA, D. B. Uma Introdução à Propriedade Intelectual. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2003.

BURKE, Peter. História social do conhecimento. Rio de Janeiro. Zahar,
2003.

ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1988.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003.

PHILIPPI JR., Arlindo & SILVA NETO, Antônio J. Interdisciplinar em ciência, tecnologia e inovação. Neto editores, Barueri, SP: Manole, 2011.

SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel 1985.

SEVERINO, Antonio Joaquim Metodologia do trabalho científico: diretrizes para o trabalho didático-científico na Universidade. São Paulo, Cortez, 1980.

Bibliografia específica aberta, a ser definida pelo orientador e seus orientandos em função das necessidades que se apresentarem e de modo a melhor alcançar os objetivos da disciplina.

Carga horária: 45                Créditos: 03
Ementa: Estrutura dos capítulos da dissertação. Análise e interpretação; resultados e conclusões.
Bibliografia:
ALVES-MAZZOTTI, A.J.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1988.

BARBOSA, D. B. Uma Introdução à Propriedade Intelectual. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2003.

BOOTH, W. C.; COLOMB, G. G.; WILLIAMS,J. M. A arte da Pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003.

Bibliografia específica aberta, a ser definida pelo orientador e seus orientandos em função das necessidades que se apresentarem e de modo a melhor alcançar os objetivos da disciplina.

Disciplinas Eletivas

Carga Horária: 60 créditos:04
Ementa:
Estudo dos fundamentos e pressupostos teórico-metodológicos dos processos educativos no ensino superior com vistas à compreensão da docência enquanto profissão e construção histórico-cultural. Estudo e reflexão sobre o compromisso do professor universitário com uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora. Análise e reflexão sobre a organização do conhecimento: ensino, pesquisa e extensão, objetivando a organização do planejamento e exercício do processo didático em seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar, avaliar e produzir conhecimento, na perspectiva interdisciplinar e de metodologias ativas.
Bibliografia:
ANASTASIOU, L. das G.; ALVES, Nilda (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho docente em aula. Joinvile: Univille, 2006.
BATISTA, Nildo A.; BATISTA, Sylvia H. S. da S. (Org.). Docência em saúde: temas e experiências. São Paulo: Senac, 2004.
CASTANHO, Sérgio. CASTANHO, Maria Eugênia (Org.). Temas e textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, 2001.
CONTRERAS, José. Autonomia dos professores. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002.
CUNHA, Maria I. (Org.). Formatos avaliativos e concepções de docência. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2005.
DELORS, Jacques (Org.). A Educação para o século XXI: questões e perspectivas. Porto Alegre: Artmed. 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1997.
GAUTHIER, Clermont. TARDIF et al. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí:. Ed. Unijuí, 1998.
GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino  Superior. São Paulo: Atlas, 2007.
MARCELO GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto Portugal. Porto Ed., 1999.
MASETTO, Marcos T. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003.
________. Docência na universidade: repensando a aula. In: TEODORO, A.; VASCONCELOS, Maria L. (Org)Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2003.
MASETTO, M. T. (org.) – Docência na Universidade – Campinas-SP: Papirus, 1998.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2004.
MOROSINI, Marília. (Org). Professore do Ensino Superior: identidade, docência e formação. Brasília: INEP, 2000.
NOUTEL, Alcìnia et al. (Org) Ensino Superior: saberes, experiências, desafios. João Pessoa: Ideia, 2012.
PEREIRA Júlio E. D; ZEICHNER, Kenneth M.(Org). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
PIMENTA, Selma G. ANASTASIOU, Lea das G. C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA, Selma G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2005.
PHILIPPI Jr, Arlindo; NETO, Antônio J. S (ed). Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação.Barueri, SP: Manole, 2011.
PHILIPPI Jr, Arlindo; FERNANDES, Valdir.  Práticas da interdisciplinaridade no ensino e na pesquisa. Barueri, SP: Manole, 2015.
POMBO, Olga. Interdisciplinaridade: ambições e limites. Lisboa, PT. Relógio D’Água Editores, 2004.
SACRISTÁN, Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre. Artmed, 2000. 4ª ed.
SEBASTIANY, Giana D. Curso de Medicina da UNISC: a aprendizagem baseada em problemas (ABP) .Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011.
SCHÖN, Donald. Educando profissional reflexivo. Porto Alegre. Porto Alegre. Artmed, 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002
TARDIF, M. LESSARD, C; tradução de Lucy Magalhães. O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
ULISSES, F. Araújo; SASTRE, Genoveva (Org). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior.Smmus editora, 2009.
VEIGA, Ilma P. de Alencastro; NAVES, Marisa L.de P. (Org) Currículo e avaliação na educação superior.Araraquara: Junqueira&Marin, 2005.

VEIGA, Ilma P. de Alencastro (Org). Aula: Gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2008.

Carga Horária: 45                Créditos: 03
Ementa: A linguagem como prática social. Os gêneros do discurso. Leitura e Interpretação de diferentes materialidades em uma sociedade disciplinar regida por práticas discursivas e por coerções de ordem sócio-histórica e cultural.
Bibliografia:

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad.Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo:Martins Fontes, 2000.

BENVENISTE, Emile. Problemas de Linguística Geral. V. 1 Campinas, SP: Pontes, 1995.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes,1992.

_______. Arqueologia das Ciências e História dos sistemas de Pensamento, (org. Manuel Barros da Motta) Rio de Janeiro: Forense Universitária,
1999.

GUILHAUMOU, Jacques. Linguística e História: percursos analíticos de acontecimentos discursivos. Coordenação e organização da tradução Roberto Leiser Baronas e Fábio Souza Montanheiro. São Carlos: Pedro e João Editores, 2009.

PÊCHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, Eni. Gestos de leitura: da História no Discurso.  Homenagem a Denise Maldidier. Campinas/SP, Editora da UNICAMP, 1997.

SOUZA, Antonio Escandiel de (Org.). Educação, sociedade e cultura. Curitiba, PR: CRV Editora, 2011.

________. Práticas socioculturais, linguagens e sociedade. Curitiba, PR: CRV Editora, 2012.

VENTURINI, Maria Cleci. Imaginário Urbano, espaço de rememoração/comemoração. Passo Fundo, RS, Editora UPF, 2010.

Carga Horária: 45                 Créditos: 03
Ementa: Estudo da Análise do Discurso e a dimensão sócio-histórica da linguagem com foco nas práticas discursivas como espaço de intersecção com a linguagem, a história, o sujeito, a ideologia e o político, partícipes fundamentais da constituição e da sustentação da organização social.
Bibliografia:

BAKHTIN, Mikhail.  Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo, Editora Hucitec, 1997

DORNELES, Elizabeth Fontoura. A dispersão do sujeito em lugares discursivos marcados. Porto Alegre, UFRGS, 2005.

GOHN, Maria da Glória.  História dos movimentos e lutas sociais: a construção da cidadania dos brasileiros. São Paulo, Editora Loyola, 2003.

___________________. Movimentos sociais no início do século XXI: antigos e novos atores sociais. Petrópolis, Editora Vozes, 2004.

INDURSKY, Freda. Os múltiplos territórios da análise do discurso. Porto Alegre, Editora Sagra, 1999.

ORLANDI, Eni Puccinelli.  Interpretação : auditoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, Editora Vozes, 1996.

PÊCHEUX, Michel.  O discurso: estrutura ou acontecimento. São Paulo, Editora Pontes, 1997.

SANTOS, Milton. O novo mapa do mundo: fim de século e globalização. São Paulo, Editora Hucitec, 2002.

INDURSKY, Freda & LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina.(org.) Analise do discurso no Brasil: mapeando conceitos, confrontando limites. São Carlos: Claraluz, 2007.

RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento: política e filosofia. São Paulo: Editora 34, 1996.

ZIZEK, SLAVOJ. Um mapa da ideologia. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: contraponto, 1996.

Carga Horária: 45                 Créditos: 03
Ementa:
Literatura, história e cinema e suas relações como representações culturais de um povo e uma época; leitura e análise de diferentes textos literários e fílmicos, em cotejo com o panorama histórico-social.

Bibliografia:

A Intrusa. Produção de Carlos Hugo Christensen. Brasil, Argentina, 1977. DVD, 100min. Port.

ALLENDE, Isabel, Casa dos Espíritos. Tradução de Rosemary Moraes. 3 ed, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

ALVAREZ, Julia. No tempo das borboletas. Tradução de Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

BORGES, Jorge Luis. Obras completas de Jorge Luis Borges. São Paulo: Globo, 2000, v. 3.
LLOSA, Mario Vargas. A festa do bode.  Tradução de Wladir Dupont. São Paulo: Mandarim, 2001 (e adaptação para o cinema).

BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética. A teoria do romance. São Paulo: Editora UNESP/Hucitec, 1993.

BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

CÂNDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. 5. ed. São Paulo: Nacional, 1976.

CERTEAU, Michel de. A cultura no plural. Campinas: Papirus Editora, 1995.

CEVASCO, Maria Elisa. Dez lições sobre estudos culturais. São Paulo: Bomtempo Editorial,
2003.
EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

EM el tempo de las mariposas. Produção de Metro-Goldwyn-Mayer. México: 20th Century fox, 2001. DVD, 95min, son, color. Legendado. Port.
JAUSS, Hans R. (org.). A leitura e o leitor. Textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

LA fiesta del chivo. Produção de Luis Llosa. Espanha, 2005. DVD, 123min, son, color. Legendado. Port.

MORICONI, Ítalo. (Org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Carga Horária: 45             Créditos: 03

Ementa: Panorama dos desafios do desenvolvimento regional na contemporaneidade contextualizados na dinâmica da diversidade cultural. na perspectiva de criar condições para a transformação da realidade sob a ética da solidariedade.

 Bibliografia:

AYERBE, Luíz Fernando. Ordem, Poder e Conflito no Século XXI. São Paulo: Unesp, 2010.

CARVALHO, Maria Isabel Valladão; SANTOS, Maria Helena Castro. Século XXI no Brasil e no Mundo. São Paulo: Unesp, 2010.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História Oral: Memória, Tempo e Identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

HAESBAERT, Rogério; GONÇALVES, Carlos Valter Porto. Nova Des-Ordem Mundial. São Paulo: Unesp, 2010.

LOWE, Norman. História do Mundo Contemporâneo. Porto Alegre: Artmed/Penso, 2011.

MOTTA, Carlos Guilherme da; LOPES, Adriana. História do Brasil: Uma Interpretação. São Paulo: SENAC, 2010.

SANTOS, Milton. O novo mapa do mundo: fim de Século e Globalização. São Paulo: Hucitec, 2002.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionários de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2005.

SILVA, Francisco Carlos Teixeira da (org.). Encontro de Civilizações: Brasil 500 anos de História. São Paulo: SENAC, 2010.

Carga Horária: 45                 Créditos: 03

Ementa: A teoria econômica do desenvolvimento. O debate do desenvolvimento regional no Brasil. Desenvolvimento e meio ambiente. Definição, origens e características estruturais do mercado de trabalho.  Mercado de trabalho regional.

Bibliografia:
ANDRADE, Rui Otávio Bernardes deTACHIZAWA, Takeshy; CARVALHO, Ana Barreiros de Gestão ambiental: enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável: São Paulo: Makron Books, 2000. 206 p

BECKER, Dinizar F; WITTMANN, Milton Luiz. Desenvolvimento regional: Abordagens interdisciplinares. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003 395 p.

FURTADO, Celso. Desenvolvimento e subdesenvolvimento no Brasil. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961. 265 p.
SACHS, Ignay. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2 ed, 2002. 95 p.
SOUZA, Nali de Jesus. Desenvolvimento econômico. 5.ed.rev. São Paulo, Atlas, 2005. 312p.

VEIGA, J. E. da. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.

LOPES, I.V.l; BASTOS FILHO, G.S. & BILLER, D. (org.). Gestão ambiental no Brasil: experiência e sucesso. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2000.

MARSDEN, David. A theory of employment systems: micro-foundations of societal diversity. Oxford University Press, 1999.

UZÊDA, M.C. O desafio da agricultura sustentável. Ihéus: Editus, 2004.

Carga Horária: 45                Créditos: 03

Ementa: Processo de desenvolvimento humano e suas diferentes interfaces em diferentes contextos, abordando e discutindo conceitos como: diferença, diversidade, educação, ética, direitos humanos e inclusão no ponto de vista dialético e sociocultural, constituição do indivíduo e singularidade, grupos diferenciados, estigma e valores humanos.

Bibliografia:
ALMEIDA, A. M. de O.; CUNHA, G. G. Representações Sociais do desenvolvimento humano. Psicologia Reflexão e crítica, V. 16, n.1, p. 147-155, 2003.

BERGER, K. O desenvolvimento da pessoa da Infância à Adolescência. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

BRONFENBRENNER, U. Ecologia do desenvolvimento humano: Experimentos Naturais e Planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

COLLARES, C. & MOYSÉS, M. A. Preconceitos no cotidiano escolar: ensino e medicalização. São Paulo: Cortez, 1996.

COLE, M.; COLE, S. R. O Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. Porto Alegre/RS: Artmed, 2004.
COLL, C.; PALACIOS, J; MARCHESI, A. (Org.). Desenvolvimento Psicológico e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. V. 2.

CROCHIK, José Leon. Preconceito: indivíduo e cultura. São Paulo: Robe Editorial, 1997.
FREITAS, Soraia Napoleão(org). Diferentes contextos de educação especial/inclusão social. Santa Maria: Pallotti, 2006.

GOFFMAN, Erving. Estima – notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. São Paulo: Editora Guanabara, 2004.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 10.ed. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2003.

LEBEDEFF, Tatiana Bolívar e PEREIRA, Isabella Lima e Silva (org.) Educação Especial olhares interdisciplinares. Passo Fundo: UPF, 2005.

PAPALIA, E. Diane, OLDS, W. Sally e FELDMA D. Ruth. Desenvolvimento Humano. 10 Ed. São Paulo: MC Graw Hill, 2009.

SANTOS, Boaventura de Souza. A Gramática do Tempo: para uma nova cultura política. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008

TORRES GONZÁLES, J. A. Educação e Diversidade. Bases Didáticas e Organizativas. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre/RS: ARTMED, 2002.

WERTSCHER, J. V. DEL RIO, P.; ALVAREZ, A. (Orgs.). Estudos socioculturais da mente (pp. 143-158). Porto Alegre: ARTMED, 1998.

Carga Horária: 45                      Créditos: 03
Ementa: Concepções estéticas construídas e reproduzidas ao longo do tempo, o belo, o feio, o gosto, a criatividade, a inspiração, a fama, o dom, o gênio e o talento. Linguagens da arte e sua relação com as inúmeras áreas do conhecimento. Estéticas vigentes e sua interface com instituições culturais contemporâneas.
Bibliografia:

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas. 4. ed. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo/EDUSP, 2003.

CAMARGO, Maria Aparecida Santana. Teatro na Escola: a linguagem da inclusão. Passo Fundo: UPF Editora, 2003.

________________________________. Educação em Arte: desmitificando e ampliando concepções estéticas. Passo Fundo: UPF Editora, 2009.

ECO, Umberto. História da Beleza. Rio de Janeiro: Record, 2004.

____________. História da Feiúra. Rio de Janeiro: Record, 2007.

____________. Obra Aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva S.A., 1976.

MORIN, Edgar; LE MOIGNE, Jean-Louis. A Inteligência da Complexidade. São Paulo: Petrópolis, 2000.

SOUZA, Antonio Escandiel de (Org.). Práticas Socioculturais, Linguagens e Sociedade. Curitiba/PR: CRV Editora, 2012.

VIANA, Nildo. A Esfera Artística: Marx, Weber, Bourdieu e a Sociologia da Arte. Porto Alegre: Zouk, 2007.

Carga Horária: 45                 Créditos: 03

Ementa: Relação homem-natureza, meio ambiente e paisagem. Sistemas ambientais e sociedade. Consciência ambiental, educação ambiental, questões sócio-ambientais e impactos produzidos. Desenvolvimento sustentável. Ações de estímulo à valorização dos saberes populares e construção da cidadania. A sociedade de risco. O Meio Ambiente e as representações sociais. Comunidades tradicionais e a percepção ambiental. Preservação do meio ambiente. Políticas Nacional do Meio Ambiente. Política Nacional de Educação Ambiental.

Bibliografia:
BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei Federal 9.795/99, 1999.

BRASIL. Política Nacional de Meio Ambiente. Lei Federal 6.938/81, 1981.

CAPRA, F.A. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Trad. Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Cultrix, 1999. 256p.
DEMAJOROVIC, J. Sociedade de risco e responsabilidade socioambiental: perspectivas para a educação corporativa. São Paulo: SENAC, 2003.

FOLADORI, G. Limites do desenvolvimento sustentável. Campinas: Unicamp, 2001.

PORTILHO, F. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo: Cortez, 2005. 255p.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. S. Paulo: Cortez, 1995.

RUSCHEINSKY, A. (Org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas. 2 ed., v.1. Porto Alegre: Editora Penso, 2012. 312p.

RUSCHEINSKY, A. (Org.). Sustentabilidade: uma paixão em movimento. Porto Alegre: Editora Sulina, 2004. 181p.

RUSCHEINSKY, A. Conflitos, meio ambiente e atores sociais na construção da cultura. 1 ed., v.1. Porto Alegre: Editora Armazém Digital, 2009. 312p.
SANTOS, B.S. (Org.). Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. 501p.

Carga Horária: 45                Créditos: 03

Ementa: Cidadania intergeracional. Envelhecimento como uma questão social emergente. Implicações políticas, econômicas, Sociais, educacionais e Culturais. Práticas sociais e projetos de intervenção Interdisciplinares.
Bibliografia Básica
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1983.

BAUMANN,  Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

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Carga Horária: 45               Créditos: 03

Ementa: Revisão conceitual: (Historiografia, África, Nação, Cultura, Colonialismo, Negro, Povos Indígenas, “Raça”, Racismo, Ancestralidade, Diáspora, Negritude, Escravidão, Escravo, Identidade, Etnia, Misceginação, Pluralidade Cultural, Diversidade, Consciência Negra, Memória, Patrimônio Afro-brasileiro e Indígena, Cidadania, Práticas Socioculturais); Identidade Cultural e Etnicidade na Educação; Abordagem crítica, reflexiva e multi e interdisciplinar sobre História, diversidade (s) e cultura no cenário da sociedade contemporânea; Práticas Sociais e Diversidade.
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