Em prol da saúde

Clínica Escola de Fisioterapia da Unicruz recebe visitas importantes

No último sábado (02), a Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade de Cruz Alta recebeu a visita do deputado federal, Pedro Westphalen e da prefeita municipal de Cruz Alta, Dra. Paula Rubin Facco Librelotto. O reitor Fábio Dal-Soto, a presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta, Luísa Pieniz, o diretor do Centro de Ciências da Saúde e Agrárias, Leandro de Moraes Kohl, e a coordenadora do curso de Fisioterapia Lia Dias da Costa, recepcionaram o Deputado Federal e a prefeita de Cruz Alta para realizar um tour pela Clínica de Fisioterapia, apresentando a estrutura de atendimentos.

Em reunião, foi apresentado um portfólio de projetos desenvolvidos pelos cursos do Centro de Ciências da Saúde e Agrárias para serem implantados em parceria com o poder público municipal. A fim de viabilizar os projetos, a Unicruz e a Prefeitura solicitaram recursos via emenda parlamentar para execução dos trabalhos sobre Atenção Integral ao Cuidado da Saúde da Mulher e da Criança, os quais contemplam o cuidado desde o 1º trimestre da gestação até os 12 anos de idade.

As ações são integradas com cunho multiprofissional e interdisciplinar, buscando qualificar o atendimento às gestantes e crianças do município. A proposta é realizar um trabalho voltado à educação em saúde e ao atendimento especializado dessa população. O Projeto está alinhado aos programas governamentais Criança Feliz (Federal) e o Programa Infância Melhor (Estadual).

Para o reitor Fábio Dal-Soto, “os projetos são extremamente viáveis e quem ganha é a população de Cruz Alta. Os cursos da área da saúde da Unicruz podem ampliar a sua contribuição para o município, por meio da atuação dos professores e acadêmicos em projetos complementares voltados para o acompanhamento de gestantes e crianças”.

Conforme enfatizou a prefeita Dra. Paula “a efetivação do projeto irá resultar em benefícios à saúde pública do munícipio”. O diretor do CCSA, Leandro de Moraes Kohl, complementou que “a atuação dos acadêmicos nas Estratégias de Saúde da Família irá integrar as ações de saúde do município, propiciando vivências práticas à eles, o que reflete na formação de um profissional mais capacitado e integrado à atenção básica em saúde junto ao Sistema Único de Saúde – SUS”.

Além da proposta central, outros dois projetos foram entregues com as seguintes demandas:

•  Reabilitação pós-Covid-19: a demanda buscará ofertar ações de educação em saúde, reabilitação física e telereabilitação aos pacientes com sequelas da Covid-19.
  •  Farmácia Escola e Serviço Clínico Farmacêutico na Atenção Básica à Saúde: têm por finalidade incentivar o uso racional dos medicamentos, reduzindo custos e evitando internações medicamentosas. Junto a Farmácia Escola, será possível manipular alguns medicamentos, que podem ser ofertados à população de Cruz Alta, como por exemplo: filtro solar, álcool em gel, dentre outros produtos farmacológicos.