Em alta

Coleta de dados registra aumento de R$ 4,29 na cesta básica em Cruz Alta para o mês de julho

Os cruz-altenses estão pagando mais na aquisição dos itens de consumo que compõem a Cesta Básica da Família. A pesquisa realizada pelo Banco de Dados Regional (BDR) da Universidade de Cruz Alta registrou um aumento médio de 0,51% no mês de julho em relação ao mês anterior, e está custando R$ 838,95.

A coleta de dados é feita mensalmente com 51 produtos, em seis supermercados de Cruz Alta. Entre os produtos que representam as maiores altas nos preços neste mês estão: absorvente, com 24,05%; alvejante, com 18,12% (2L); desodorante, com 17,13% (90g) e o amaciante, com 15,56% (2L). Já os produtos que obtiveram queda de preço foram: batata inglesa, 38,61% (1kg); cebola, 36,93% (1kg); repolho, 35,02% (1kg) e a laranja de suco, com 23,87%.

Segundo o BDR Unicruz, em julho, a Ração Essencial mínima passou a custar R$ 410,97, representando uma redução de 0,25% em comparação ao mês de junho. A Ração Essencial é composta pelos principais alimentos dos lares brasileiros: feijão, arroz, farinha, pão, carne, leite, açúcar, banana, óleo, margarina, tomate, café e batata. Para obter esses 13 produtos alimentares, o trabalhador compromete 37,36% do salário mínimo.

O projeto do Banco de Dados Regional Unicruz é vinculado à Agência de Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade de Cruz Alta – START.

Clique aqui para acessar o boletim completo.