Efeitos da pandemia

Efeitos da pandemia

Semana Acadêmica discute mudanças na atuação do farmacêutico

A Semana Acadêmica do curso de Farmácia discutiu temáticas contemporâneas com evidência aos impactos da Covid-19 no mercado de trabalho do farmacêutico. O evento foi realizado nos dias 09,10 e 11 de junho, no formato virtual, pela plataforma do Google Meet e reuniu alunos, professores e profissionais renomados da área.

Na primeira noite do evento, estiveram em pauta os serviços farmacêuticos em drogarias. A temática foi apresentada e discutida pelo farmacêutico Roberto Canquerini, que falou sobre os impactos das mudanças tecnológicas nos produtos e serviços oferecidos à população, assim como na profissão. “Essas mudanças modificam a vida das pessoas e contribuem com soluções para melhorar a qualidade de vida da população, como por exemplo, a vacina contra a Covid-19”, enfatizou.

O telecuidado e home care farmacêutico também foram assuntos da segunda noite do evento. A chefe de Cuidado Farmacêutico da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul e responsável pelo Telecuidado Farmacêutico, Agnes Nogueira Gossenheimer, comentou sobre o serviço de acompanhamento disponibilizado de forma remota, onde os profissionais controlam o uso dos medicamentos nas farmácias do Estado. “Nesse processo são avaliados a adesão do paciente ao tratamento, o controle da doença, os sintomas relacionados à Covid-19 e as dúvidas referentes ao trabalho”, explicou.

De acordo com Agnes, o serviço implantando é uma novidade e foi a melhor forma encontrada de estar perto sem estar junto, mantendo um contato mais próximo com os pacientes e oportunizando o atendimento humanizado através da tecnologia.

A última noite da semana acadêmica abordou o atendimento farmacêutico ao idoso. Nessa noite, a farmacêutica Cristiani Trentin explanou sobre o acompanhamento farmacoterápico ao idoso e os desafios da sua realização em tempos de isolamento social. A palestrante ainda chamou a atenção para a importância do serviço farmacêutico no auxílio aos idosos em relação à manutenção da autonomia e correta administração dos medicamentos.