Internacionalização

Docentes da Unicruz coordenarão Simpósio no I Congresso de Direito Internacional na Nova School of Law de Lisboa

Os docentes da Unicruz Domingos Benedetti Rodrigues e Denise Tatiane Girardon dos Santos, juntamente com o professor João Martins Bertaso da URI Santo Ângelo, coordenarão o Simpósio “Novos Sujeitos de Direito, Relações Internacionais e Republicanismo na/da América Latina” no I Congresso de Direito Internacional, na Nova School of Law de Lisboa, que acontecerá nos dias 19 e 20 de julho.

Para os interessados em submeter resumos, o número de referência do Simpósio é S110M22021. O prazo encerra no dia 31 de março.

Resumo do Simpósio: “Refletir sobre os movimentos sociais latino-americanos, sua atuação enquanto (novos) sujeitos de direitos e as implicações nas ordens jurídicas nacionais e internacional, sob a perspectiva democrática e republicana. Abordar os movimentos sociais reivindicatórios e/ou descoloniais, promovidos por povos indígenas, negros, mulheres, pobres e outras minorias, desde suas concepções plurais de igualdade, diferença e reconhecimento; bem como, seus protagonismos políticos, as decorrentes (re)definições de elementos estruturais do Estado, da concepção de sujeito de direito (humanos e não-humanos) e os reflexos nas relações de/entre sociedades multiculturais e complexas, Estados e Organismos internacionais. Versar sobre as demandas e soluções jurídicas de proteção de direitos de indivíduos, grupos, povos e da natureza na ordem internacional, relacionadas à cidadania, à multiculturalidade, à interculturalidade, à plurinacionalidade, ao acesso à justiça, dentre outros, e o fortalecimento da participação popular no espaço público, enquanto postura republicana na contemporaneidade, desde a América Latina”.

Clique aqui e consulte todas as informações.