Ciência a serviço da sociedade

Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social lança Edital para seleção de alunos

O Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz, atualmente tem nota 4, é credenciado pela Capes, desde 2013, para oferta de Mestrado Acadêmico, sendo a primeira turma de 2014. Este ano, obteve a recomendação do doutorado, que já foi autorizado e reconhecido pela Câmara de Educação Superior do MEC, por meio do parecer CES/CNE 351/2020.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão,  Janaina Coser,  comemora essa grande conquista pelo desenvolvimento regional: “é importante destacar que a proposta do Programa é inovadora, pois é o segundo curso no âmbito das Práticas Socioculturais no país. Com o doutorado, o PPG reafirma a sua importância no contexto regional, pois contribui com a qualificação de profissionais capazes de protagonizar práticas interdisciplinares que favoreçam o desenvolvimento humano e social, em diferentes contextos e espaços da sociedade.  O Mestrado está em plena atividade e todas as condições institucionais para o início do doutorado já estão estabelecidas. No momento, estamos aguardando a homologação do parecer da Câmara de Educação Superior do MEC pelo Ministro da Educação, para darmos sequência ao processo seletivo, cujos critérios já foram estabelecidos pelo colegiado do curso”.

O Programa visa formar pesquisadores e agentes sociais dotados de autonomia teórico-investigativa, para atuarem na pesquisa científica, na docência e nas organizações públicas e privadas, aptos a articular práticas socioculturais inovadoras de impacto social, econômico e ambiental, numa perspectiva interdisciplinar.

A coordenadora do PPG, professora Carla Tavares Alves, salienta a importância dessa conquista para a região, dizendo que este momento representa todo um trabalho histórico da Universidade de Cruz Alta e a consolidação do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, que verticaliza o ensino, na área de concentração em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Humano e Social.

O mestrado ofertará 22 vagas e o doutorado, 11 vagas. As linhas de pesquisa são: Linguagem, comunicação e sociedade e Práticas socioculturais e sociedade contemporânea.

Clique aqui e confira o edital completo!

Mais informações: