I Semana Feminista e I Mostra Interdisciplinar de Estudos de Gênero e Feminismos

VALOR
R$ 10,00

Início

6 de outubro de 2020 - 19:30

Término

9 de outubro de 2020 - 17:00

LOCAL

Google Hangouts Meet   Ver no Mapa

A I Semana Feminista parte da perspectiva de que a sociedade foi construída, estruturalmente, por meio de relações desiguais de gênero, sendo, portanto, de extrema urgência que sejam desconstruídos os papeis de gênero preestabelecidos.

Este evento busca possibilitar que as mulheres tenham, além de protagonismo, um espaço para que suas ideias tenham visibilidade e que as relações de gênero sejam reconstruídas, de forma igualitária. Serão discutidas a condição sociocultural da mulher na sociedade contemporânea e os hábitos incompatíveis com a tradição dos direitos humanos. Diante desse cenário, a universidade tem um papel transformador, ao proporcionar um espaço participativo, reconhecendo a situação de vulnerabilidade social das mulheres, o que justifica a relevância e a pertinência deste evento. Além de fornecer estímulos para a reconstrução da condição das mulheres e para a qualificação de profissionais e cidadãos atuantes em sociedade.

Objetivos da I Semana Feminista:

  • Oferecer uma visão ampla das principais expressões relacionadas a desigualdade de gênero, dentro de uma perspectiva interdisciplinar;
  • Possibilitar espaço de discussão acerca dos aspectos que envolvem a exclusão das mulheres do espaço público e político, de forma a identificar as complexidades que envolvem os estudos de gênero;
  • Fomentar o debate científico em torno da condição sociocultural das mulheres, a fim de promover a justiça social.

A I Semana Feminista, nasce em um contexto de pandemia mundial, onde identifica-se que as mulheres são muito afetadas, considerando os índices de aumento da violência, a tripla jornada de trabalho, além de serem as profissionais que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Dessa forma, por tratar-se de um evento que acontecerá inteiramente online, oportuniza-se além de palestras e conferências, condições para a apresentação de pesquisas de forma virtual e para a integração dos discentes e docentes das graduações e dos Programas de Pós-Graduação da UNICRUZ e de outras instituições.

 

– Inscrições:

Até dia 06.10.2020

 

Forma de envio dos trabalhos:

Via Google Forms: Clique aqui

 

– Transmissão ao vivo

Via Unicruz PLAY: Clique aqui

 

Prazo para o envio de trabalhos:

Até dia 29.09.2020

 

Divulgação da lista do(s) Trabalho(s) aprovado(s): 

Lista dos trabalhos aprovados: AQUI

 

– Tipo de Apresentação:

VIRTUAL – Via Google Meet – 09/10 (a partir das 14h)

 


Programação

Regulamento

Modelo de Artigo

Modelo de Resumo Expandido

 

 

Promoção:

Curso de Direito
PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social
GPJUR – Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos
NAPDH – Núcleo de Ação em Pró-Direitos Humanos
LEPSI – Laboratório de Estudos em Práticas Socioculturais Interdisciplinares

Accessibility
Click to listen highlighted text!