Inovação em pauta

Inovação em pauta

Unicruz integrará plataforma para aproximação com a sociedade

A Universidade de Cruz Alta recebeu a visita da executiva do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), Jaira Puppim e do assessor da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Adriano Rodrigues. A comitiva foi recebida pela reitoria da Universidade, e pelo coordenador da Agência de Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade de Cruz Alta – Start, Juliano Nunes Alves, na última quarta-feira (07), no Gabinete da Reitoria.

A visita marca o início dos trabalhos que consolidam a parceria entre o Comung e a Acafe, referente à Plataforma de Inovações das Instituições Comunitárias – PIC, para desenvolvimento de diagnósticos, que levantarão os potenciais de inovação disponíveis nas Instituições Comunitárias de Ensino Superior – ICES. A PIC foi lançada no mês passado, reunindo, em um primeiro momento, as ICES do Estado de Santa Catarina que integram a Acafe. A fase que ora se inicia é de expansão da PIC para as ICES do Comung.

O reitor Fábio Dal-Soto explica que, por meio dessa plataforma, será possível ofertar às empresas, ao poder público e para a sociedade em geral tudo aquilo que as ICES fazem de melhor em termos de pesquisa e inovação. “Essa integração em uma única plataforma será fundamental para divulgar os principais potenciais das ICES e facilitar o acesso dos demandantes – empresas, prefeituras, associações, etc. Além disso, a plataforma integrada irá ampliar a abrangência das ICES participantes, assim como irá proporcionar o trabalho conjunto de pesquisadores e instituições”.