Centro de Ciências Humanas e Sociais
Telefone: (55) 3321-1634 ou (55) 3321-1635
E-mail: secretariacchs@unicruz.edu.br
Centro de Ciências da Saúde e Agrárias
Telefone: (55) 3321-1631 ou (55) 3321-1632
E-mail: secretariaccsa@unicruz.edu.br

 

Pós-Graduação
Telefone: (55) 3321-1656
E-mail: posgradu@unicruz.edu.br
Secretaria Acadêmica
Telefone: (55) 3321-1562
E-mail: acad@unicruz.edu.br

 

Universidade de Cruz Alta
Telefone: (55) 3321-1500

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

O Programa de Acompanhamento dos Egressos da UNICRUZ representa um processo institucional de organização sobre a vida acadêmica e inserção profissional dos egressos, o qual tem como objetivo subsidiar as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão e suas respectivas ações de gestão pedagógica e administrativa, tanto na graduação quanto pós-graduação.

Alguns dos mecanismos de acompanhamento são, Avaliação institucional: a partir de instrumentos de coleta de opinião no momento da retirada de diploma em que é disponibilizado um questionário que abrange a instituição como um todo e seu curso de origem. Some-se a isto, está disponível na página institucional outro instrumento que visa obter informações a respeito de sua vida acadêmica e inserção no mundo do trabalho. Recebem também um questionário enviado por meio do Google Forms sobre demandas específicas da IES via Comissão de Avaliação Institucional (CPA), quando necessário.

Gestão de Permanência: O setor de Gestão de Permanência da instituição tem como objetivo acompanhar os acadêmicos (graduação e pós-graduação), sempre que necessário, nas rotinas pedagógicas e administrativas que podem implicar na evasão dos acadêmicos da instituição. Se, porventura, este acadêmico tornar-se egresso, o setor realiza uma pesquisa visando mapear os motivos de evasão, e com base em estudos, articulado com os demais setores institucionais, como por exemplo, Núcleo de Apoio ao Estudante e Professor (NAEP), Coordenadores de Cursos, Secretaria Acadêmica, entre outros, buscam alternativas, de acordo com os regulamentos institucionais, para que este acadêmico retorne para a universidade.

Além das estratégias já citadas, os cursos de graduação e pós-graduação realizam diversas ações de acompanhamento dos egressos, as quais visam a articulação com a formação inicial. São exemplos destas ações: Participação de egressos como palestrantes e/ou como ministrantes de oficinas em eventos promovidos pelos cursos (Semanas Acadêmicas e Cursos de Extensão), bem como participação no decorrer da oferta de disciplinas nos cursos, como convidados especiais, com o objetivo de promover o diálogo com os graduandos no que se refere à inserção no mercado de trabalho nos diversos campos de atuações das diversas áreas do conhecimento.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

A Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) proporciona formação acadêmica contextualizada, de modo a permitir condições aos egressos diplomados de exercerem suas profissões, de forma independente, autônoma e criativa, identificando os problemas, avaliando-os e conduzindo-os às possíveis soluções, a partir de sólidos saberes técnicos, científicos e humanísticos. Para tanto, o egresso deve expressar:

–  visão ampla e globalizada dos aspectos técnico-científicos, sociais, culturais, políticos e econômicos relacionados às diferentes áreas de formação;

– saberes técnico/científico/profissional na seleção e processamento dos conteúdos e dos conhecimentos produzidos científica e culturalmente;

– capacidade de decisão de modo lógico, crítico e criativo com argumentação necessária;

– compreensão do trabalho coletivo e em equipe como estratégia adequada ao equacionamento dos desafios que pautam o contexto social;

– identidade profissional transformadora, capacidade de avaliar, avaliar-se e questionar a realidade social, apontando saídas para melhoria, por meio de relacionamento interpessoal, para a compreensão das dimensões do ser humano;

– inserção no contexto social, acompanhamento da evolução do conhecimento em sua área, comprometimento com o desenvolvimento regional e com a sustentabilidade;

– domínio das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta facilitadora e modernizadora no acesso ao desempenho das atividades profissionais;

– concepção da aprendizagem como um processo autônomo e contínuo, com vistas à formação continuada;

– capacidade para selecionar e produzir conhecimentos científicos, por critérios de relevância e rigor, validade e responsabilidade social e ambiental, de dignidade humana, participação, diálogo e solidariedade.

EVENTOS

Todos os eventos promovidos da instituição estão à disposição da comunidade externa. Desta maneira, é uma excelente oportunidade para os egressos manterem-se atualizados, visto que as ofertas dos eventos institucionais abrangem aspectos da formação geral e específica das diversas áreas do conhecimento.


Acesso aos Eventos

ESCRITÓRIO DE EMPREENDEDORISMO

O Escritório de Empreendedorismo é uma das unidades que compõem da Agência de Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia (START). O escritório tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora na universidade e a relação com o público externo, contribuindo na promoção do desenvolvimento; também objetiva a implantação da pedagogia empreendedora. Dentre as principais atividades desenvolvidas para alunos, professores, empresários e comunidade em geral, destacam-se:

– Ciclo Empreendedorismo: evento que tem por objetivo central promover o debate sobre o tema empreendedorismo e inovação na universidade, oferecendo oficinas e palestras a toda comunidade acadêmica, em especial aos formandos. Para ministrar as palestras e oficinas, geralmente, são convidados egressos diplomados das diferentes áreas do conhecimento para compartilhar suas experiências de inovação e empreendedorismo em suas áreas de atuações profissionais.

– Observatório Profissional: visa qualificar os acadêmicos formandos da Universidade para o mercado do trabalho, bem como, promover um momento de trocas de informações através de oficinas temáticas que contribuem para a preparação técnica dos acadêmicos. O propósito das oficinas é contribuir para a maior preparação para a empregabilidade do aluno contribuindo para o desenvolvimento social da sociedade intensificando as relações entre a Universidade e o mundo do trabalho. Observatório Profissional, que possibilita a realização de oficinas, palestras e encontros sobre o mundo do trabalho, que é ofertado para os acadêmicos dos últimos semestres dos cursos de graduação da UNICRUZ e, que procura trazer como palestrantes egressos da instituição.

– Encontros de Recursos Humanos: visa fomentar a discussão sobre o papel do profissional de recursos humanos das empresas locais e regionais, bem como, proporcionar um momento de trocas de informações sobre as necessidades de qualificação profissional exigidas pelas organizações. A partir destes encontros, foi criado o Portal de Oportunidades.

PORTAL DE OPORTUNIDADES

Portal de Oportunidades funciona como um canal de comunicação direto entre quem tem oportunidades de oferecer uma vaga de emprego, estágio e/ou trainee e quem tem o perfil para estas vagas. Desta maneira, tanto os egressos quando os acadêmicos, têm possibilidades de inserção no mercado de trabalho via instituição de ensino em parceria com as empresas locais e regionais.

Acesso ao Portal de Oportunidades

O Programa de Bolsas Institucionais (PROBIN) é um financiamento concedido aos alunos com recursos financeiros da Fundação Universidade de Cruz Alta, o qual destina-se a incentivar a formação técnico-científica de recursos humanos que possibilite, de forma integrada, o desenvolvimento regional e a capacitação profissional dos alunos, professores e funcionários da Universidade de Cruz Alta, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, éticos, solidários, comprometidos com o desenvolvimento sustentável da comunidade e voltados à promoção da melhoria da qualidade de vida da sociedade.

No que se refere aos egressos diplomados, conforme Regulamento Geral do PROBIN, estes terão desconto de 30% do valor da mensalidade no segundo curso de graduação e desconto de 15% a 20% do valor da mensalidade dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.

Para maiores informações, acessar o Regulamento Geral do PROBIN.

Regulamento PROBIN