Projeção de carreira

Formação qualificada impulsiona o sucesso profissional

A Universidade de Cruz Alta contempla na sua formação a articulação entre teoria e prática, através da qualificação do corpo docente (mais de 90% Mestres e Doutores) e com apoio da infraestrutura disponibilizada pela Instituição. A partir de metodologias avançadas, busca soluções inovadoras para as demandas da sociedade, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, impulsionando e incentivando o desenvolvimento local e regional.

A Universidade da nossa região conta com 83 laboratórios nas diversas áreas do conhecimento, constituídos por ambientes de uso coletivo e interdisciplinar, oferecendo condições adequadas ao desenvolvimento do processo educativo. Além das atividades didáticas práticas, os referidos laboratórios estão disponíveis, em seus horários livres, para estudos extraclasses, a fim de assegurar um ensino mais efetivo e eficiente.

Administração: Laboratório de Práticas de Gestão

O curso de Administração oferece aos alunos, além de toda a base do conhecimento, a conexão permanente com o mercado de trabalho. Nesse sentido, o Laboratório de Práticas de Gestão permite e proporciona a interação entre universidade-empresas. Essa lógica é a de uma formação acadêmica estreitamente relacionada à realidade empresarial, a partir de problemas ou situações reais que emanam de empresas locais/regionais, de diferentes portes e setores de atuação, e que são inerentes ao campo da Administração. Os ganhos mútuos para os envolvidos na interação universidade-empresa podem ser expressos de diversas formas e em diferentes realidades econômicas e sociais. Essa experiência tem possibilitado a rápida inserção dos acadêmicos no mercado de trabalho e a geração de novas ideias e protótipos de baixo custo para as empresas.

O egresso do curso de Administração da Unicruz, Tháles da Rocha Flores, que atualmente atua como analista de articulação de Projetos/ Sebrae RS, comenta como a Universidade transformou a sua trajetória profissional. “O curso de Administração da Unicruz foi fundamental para minha carreira profissional. Ao longo da minha jornada acadêmica, foi possível adquirir muito conhecimento em relação à área de Administração de forma teórica e prática. Através da Unicruz pude me conectar com diversas pessoas que puderam contribuir muito para meu desenvolvimento e crescimento profissional e pessoal. E todo o conhecimento adquirido através da Universidade está sendo fundamental para minha atuação profissional na gestão de projetos e no desenvolvimento de pessoas e negócios”, afirma Tháles.

Arquitetura e Urbanismo: Escritório Escola

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicruz, entre tantas práticas, oferece aos seus alunos a experiência no Escritório Escola. Com um amplo espaço, é constituído como um grupo de extensão universitária, de iniciativa e gestão estudantil, assessorado por grupos de pesquisa, laboratórios universitários, docentes e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, com a finalidade de integração interdisciplinar e objetivo de atendimento a questões oriundas de segmentos e instituições visando ao auxílio na resolução de carências e demandas da comunidade e, de maneira prioritária, a comunidades de interesse social. Está equipado com mesas de reunião, bancadas para computador, plotter, impressoras 3D e A3 e computador.

A egressa do Curso de Arquitetura, Ana Cristina Neukamp, encontrou na formação Unicruz todo o conhecimento e capacidade técnica que estimularam o seu talento empreendedor. “A Unicruz me preparou para o mercado de trabalho, fornecendo todas informações necessárias para que eu pudesse exercer a minha profissão com segurança e competência”, comenta a CEO do escritório Ana Neukamp Arquitetura | Interiores.

Biomedicina: Complexo de Laboratórios oferece a experiência prática aos alunos

O curso de Biomedicina oportuniza aos seus alunos estágios em laboratórios próprios, sendo eles: Laboratório de Análises Clínicas, de Biologia Molecular e de Citopatologia. Essas experiências aproximam o aluno da vivência prática. “A Unicruz me proporcionou uma formação completa e interdisciplinar, com professores qualificados, infraestrutura para aprendizagem, laboratórios para colocar em prática o que aprendemos em teoria e onde também foi possível realizar os estágios supervisionados. Além disso, na Unicruz também tive a oportunidade de participar de projetos de pesquisa e extensão, que contribuíram para minha formação profissional e pessoal. Ser egressa da Unicruz é motivo de orgulho para mim”, biomédica do Laboratório Previni e egressa do curso de Biomedicina da Unicruz, Tatiana Mugnol.