Formação diferenciada

Metodologia moderna de ensino prioriza as práticas assistidas com base na teoria

A metodologia de ensino moderna da Unicruz preconiza articular a teoria e a prática, com base na resolução de problemas contemporâneos evidenciados pelo mercado de trabalho. Nesse sentido, a qualificação e a experiência dos professores (mais de 90% mestres e doutores) aliada à infraestrutura do Complexo de Laboratórios (83 laboratórios), têm sido destacadas como um importante diferencial por egressos e por empresas/ instituições que contratam a expertise desses profissionais.

Os alunos do curso de Enfermagem contam com uma ampla infraestrutura de laboratórios, estágios em redes hospitalares e têm a oportunidade de vivenciar experiências através de atividades junto à comunidade. A egressa Muriel Hoffmeister Caino, enfermeira do Hospital Regional Santa Lúcia, comenta que a sua formação Unicruz contribuiu muito. “Foi a partir da minha formação na Unicruz que adquiri conhecimento e experiência ainda na graduação. Tive oportunidades de estágio e professores atenciosos que auxiliaram muito em minha caminhada. E, na pós-graduação, pude me qualificar e expandir conhecimento e novas experiências”, salienta Muriel.

Já o curso de Estética e Cosmética proporciona aos seus alunos conhecimentos teóricos e práticos que os preparam para o mercado de trabalho, e, no sexto semestre, isso é vivenciado por meio dos atendimentos estéticos na área de corporal, facial e capilar destinados à comunidade. “Além do conhecimento e da preparação para a entrada no mercado de trabalho adquiridos no Curso, a Universidade proporciona vivências e oportunidades profissionais que são um diferencial na carreira”, afirma a egressa do curso de Estética e Cosmética e CEO Bruna Pilar Beauty, Bruna Pilar.

O curso de Fisioterapia também oferece uma ampla estrutura para a formação. Além dos laboratórios localizados no Campus Universitário, os alunos possuem a Clínica de Fisioterapia, localizada na cidade de Cruz Alta, para exercitar as suas práticas. Em média, são realizados cerca de 8 mil atendimentos por ano, em traumato-ortopedia e neurofuncional adulto e infantil nesse espaço. Os atendimentos da Clínica são feitos pelos acadêmicos do curso de Fisioterapia, com a supervisão de professores, o que oportuniza aos alunos aliar teoria e prática, materializando conhecimentos que vão além da sala de aula. As sessões são realizadas três vezes na semana, em dias intercalados. O local tem estrutura para fazer até 15 atendimentos de forma simultânea. Os pacientes podem acessar os atendimentos via convênio com a Prefeitura.

Esses diferencias na formação contribuíram para que o egresso do curso de Fisioterapia, Rodrigo Della Méa Plentz, alcançasse posições de destaque no mercado profissional na capital gaúcha, como professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e coordenador do Serviço de Fisioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. “O curso de Fisioterapia da Unicruz foi fundamental na minha formação, permitindo excelentes aprendizados que foram as bases da minha carreira profissional”, relata o egresso.

Para ingressar na Unicruz existem múltiplas formas de acesso ao ensino superior, para o segundo semestre de 2021. A Instituição oportuniza aos interessados, o ingresso com ou sem vestibular, a isenção da taxa de inscrição do vestibular, a flexibilização no parcelamento do primeiro semestre em sete vezes (para os matriculados até 28 de junho), descontos para reingressantes e uma nova linha de financiamento. Mais informações pelo endereço eletrônico: www.unicruz.edu.br/ingresso.