Unicruz comemora 32 anos em outubro

Uma história de conquistas pela ciência e pelo desenvolvimento regional

Quando a ciência está a serviço da sociedade, os resultados vão além de estatísticas e são materializados no desenvolvimento regional. As práticas são consolidadas na formação humanizada de agentes de transformação. Ensino, pesquisa e extensão se entrelaçam na busca de soluções e inovações voltadas ao bem-estar de todos.

No dia 21 de outubro, a Unicruz completa 32 anos marcados pela produção e socialização do conhecimento, com o objetivo contínuo de formar profissionais qualificados e contribuir para o desenvolvimento econômico e social da sua região de abrangência.

Muitas conquistas fazem parte dessa trajetória e todas contribuíram para o atual momento da Instituição, a qual passou por inúmeras transformações para a sua consolidação como instituição regional de educação superior.

Hoje, a Unicruz conta com ampla infraestrutura e inúmeras ações que sustentam suas atividades, como 83 laboratórios em diversas áreas do conhecimento; Hospital Veterinário; maior área experimental do RS para os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, com 140ha; Unicruz Play, único canal universitário da região Noroeste do RS, com transmissão pelo canal 15 da Net Cruz Alta e Youtube; mais de 90% dos docentes mestres e doutores; intercâmbios acadêmicos na Europa e nas Américas; mais de 100 projetos de pesquisa, extensão e inovação tecnológica; agência de empreendedorismo, inovação e transferência de tecnologia – Start; várias interações com empresas e instituições locais, regionais e multinacionais, com estreita aproximação com o mercado de trabalho.

A história da Unicruz e seu envolvimento com o entorno de atuação é destacada pelo Reitor Fábio Dal-Soto: “A Unicruz tem mostrado sua elevada capacidade técnica e de contribuição para a sociedade ao longo dos anos. A Instituição se posicionou firmemente com base na qualidade de seus cursos de graduação e avançou para a pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado. Sua trajetória é marcada pelo forte imbricamento local/regional, como uma verdadeira instituição comunitária.”

O outubro será comemorado pela Instituição com inúmeras ações, que marcam esse aniversário, como o lançamento do Vestibular (26), a Feira Virtual Unicruz 360º (27 e 28) e lembranças preparadas para homenagear aqueles que fazem parte dessa importante história.