PERFIL DO PEDAGOGO

Historicamente, o Pedagogo é um profissional atuante, que busca melhoras para sua comunidade. Sua sensibilidade o leva a assumir compromissos éticos e sociais, objetivando inserir a educação nas questões primordiais para o desenvolvimento da sociedade. Alem de atuar como professor na Educação Infantil e nas séries Iniciais do Ensino Fundamental e na docência das disciplinas pedagógicas do Ensino Médio, o graduado em Pedagogia, enquanto profissional da educação, com conhecimento e reconhecimento do trabalho pedagógico escolar em sua totalidade, poderá atuar como articulador e organizador do processo pedagógico escolar, tanto na elaboração de projetos pedagógicos como na área de pesquisa.

Ao pensar o pedagogo e seus saberes, é importante identificar onde se situa o cotidiano desse processo de formação. É muito importante perceber a dimensão teórica e prática que lhe dá sustentação e que faz o seu acontecer. O pedagogo concebe seu trabalho no seu fazer cotidiano voltado para as praticas emancipatórias profissionais e humanas dos sujeitos, num processo constante de construção e conseqüentemente num a práxis transformadora que busca a relação teoria-prática e o constante repensar da prática.

Como pedagogo, o educador necessita provocar mudanças significativas em sua maneira de pensar e agir e para isso é fundamental repensar seu papel, enquanto profissional criativo, para tornar-se investigador reflexivo no trabalho pedagógico e na gestão educacional.

Como Pedagogo, a postura diferenciada inter e transdisciplinar pressupõem um profissional que incorpora e domina determinados saberes histórico – políticos e sociais, capaz de realizar a articulação e as relações na sociedade e na realidade onde estão inseridas.

O Pedagogo é um profissional reflexivo capaz de ir se construindo e colaborando na constituição de seus pares numa ação colaborativa de valores, crenças, contradições, considerando o sujeito na sua realidade, enquanto construtor da sua própria história, seus saberes, sua linguagem, suas relações sociais no e com o mundo, mediada por outros sujeitos, enfim, na sua totalidade.

O Pedagogo é um sujeito em processo de transformação e aquele que considera o outro, também, em processo de transformação continuada. O pedagogo é um investigador e tem como base fundamental para seu trabalho a pesquisa como processo investigativo na organização e desenvolvimento do seu currículo.

O saber do Pedagogo precisa estar calcado no diálogo. Na discussão coletiva, na compreensão e reflexão e na interpretação dos fenômenos econômicos, políticos e sociais do momento para avançar no trabalho de relação e na interação teoria e prática resgatando a ação educativa e a docência como base de formação. Nesse sentido o pedagogo vai estar num processo de formação permanente de interlocução do saber e do trabalho de investigação.

O Pedagogo é aquele capaz de realizar a reflexão na ação sobre a ação e dessa forma estar ligado constantemente como cotidiano, com a realidade, compreendendo sempre seu trabalho como ato de emancipação, político, critico, produtivo, produzido nas relações com os outros sujeitos, nas experiências e reflexões produzidas e reveladas como possibilidade de avançar no seu fazer pedagógico.

Sua identidade é do profissional inovador, criativo, prospectivo, pesquisador, investigativo, capaz de lidar com as diferentes situações que se apresenta. É aquele que pode atuar com a docência da Educação Infantil do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores