No dia 06 de abril de 2019, às 9h30 ocorreu um encontro entre os  representantes  da  comunidade rural do município de Coqueiros do Sul-RS e os mestrandos e discentes do MPDR na disciplina de  Planejamento e Gestão de Projetos em Desenvolvimento Rural,  ministrada pelas professoras Claudia Maria Prudêncio De Mera e Tamara Silvana Menuzzi Diverio. O local foi a Câmara de Vereadores do município de Coqueiros do Sul.

Estiveram presentes no encontro, o Prefeito e Vice-Prefeito do município de Coqueiros do Sul, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, presidente da Câmara de Vereadores, Secretário da Agricultura e representantes dos agricultores e de instituições financeiras. O encontro teve como objetivo elencar as potencialidades e desafios para o desenvolvimento do município, através da integração e parceria entre pesquisadores, mestrandos e a comunidade local. Os representantes da comunidade expuseram a realidade do meio rural do município e apontaram possíveis linhas de trabalho, tendo como foco de estudo, projetos de desenvolvimento para o meio rural do município.

A partir deste encontro, os mestrandos e os docentes irão aprofundar o diagnóstico dos temas abordados e laborar, na disciplina de  Planejamento e Gestão de Projetos em Desenvolvimento Rural, projetos de desenvolvimento que serão apresentados para comunidade no encerramento da disciplina em julho de 2019.

O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural convida para a IV Mostra Pecuária a ser realizada no dia 05 de junho. Confira a programação:

Convidamos para a defesa pública da dissertação de mestrado do discente Claudir Kniphoff, do curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, a ser realizada no dia 05 de Junho de 2018, às 9h, no Prédio 07 (Prédio Central) – Sala 101 – Campus UNICRUZ, intitulada “Resposta de Sorgo Forrageiro à Adubação Sob Manejo Rotatínuo na Região Noroeste”, realizada sob orientação do Prof. Dr. Jackson Ernani Fiorin.

O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural esteve presente na EXPOCON 2018. No dia 18, ocorreu o 1º Fórum do Leite, com participação do professor Lucas Carvalho Siqueira, que falou sobre o tema “Sanidade Animal”. No estande do curso também ocorreram a demonstração de projetos e discussão das demandas trazidas pelos produtores rurais.

Agradecemos à Administração Municipal Condorense e Agência Start-UNICRUZ pelo convite e esperamos contribuir novamente nas próximas edições do evento!

Convidamos para a defesa pública da dissertação de mestrado do discente Claudir Kniphoff, do curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, a ser realizada no dia 29 de Maio de 2018, às 9h, no Prédio 07 (Prédio Central) – Sala 101 – Campus UNICRUZ, intitulada “Resposta de Sorgo Forrageiro à Adubação Sob Manejo Rotatínuo na Região Noroeste”, realizada sob orientação do Prof. Dr. Jackson Ernani Fiorin.

O docente Dr. Jackson Ernani Fiorin e a egressa Angela Maria Ferreira Fernandes apresentarão os resultados obtidos através de sua Dissertação de Mestrado no evento “GIRA TECNOLÓGICA: Manejo e Conservação do Solo e Água – 2018” a ser realizado na data de 24/05/2018 em Santo Augusto, RS, conforme programação abaixo:

PROGRAMAÇÃO – TARDE DE CAMPO

  • 13:30 – 13:45 Recepção dos Convidados
  • 13:45 – 14:45: Estação 1: Manejo de Solo e Culturas na Propriedade
    Engº Agrº e Produtor Edi Verner Jann
  • 14:45 – 15:30: Estação 2: Avaliação Perfil Cultural
    Engº Agrº Edemar Streck e Dejair A. Burtet – Emater/RS- Ascar
  • 15:30 – 16:15: Estação 3: Qualidade Física do Solo e Infiltração de Água
    Jackson E. Fiorin e Angela M. F. Fernandes – CCGL TEC/UNICRUZ

Contato e Informações:

Edi Verner Jann: (55) 9 9933-2365 – Produtor

Dejair A. Burtet (55 – 9 9963-2245) – Emater/RS Regional Ijui

Jackson E. Fiorin (55 – 9 9644-2404) – CCGL TEC/UNICRUZ

Promocão:

EMATER RS – SEAPI/RS – CCGL TEC – UNICRUZ (Agronomia e Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural)

Apoio:

FEBRAPDP – APAJU – CAT Panambi/Condor – CAT-Ijui/Região(Ijuí-Augusto Pestana e Ajuricaba)

A professora Jana Koefender ministrará a palestra “Produção de mandioca e suas potencialidades” no Dia de Campo em cultivo, produção e aproveitamento da mandioca na pequena propriedade, a ser realizado no dia 18 em Panambi, promovido pela EMATER/RS e pela UNICRUZ, conforme programação abaixo:

 

  • 9h e 30 min – Recepção e Abertura
  • 10 horas- Palestra: Produção de mandioca e suas potencialidades-Professora Jana Koefender-UNICRUZ
  • 11 horas- Propagação rápida de mandioca-Unicruz
  • 12 horas: Almoço com pratos a base de mandioca
  • 13 horas 30 min-Oficina: Apresentação da Agroindústria Mattos e Muller-Família Mattos e Muller
  • 14horas 30 min- Estação: uso da mandioca na alimentação animal- Paulo G. G. Zambra -EMATER
  • 15:00 horas- Visita a parcelas de variedades de mandioca: avaliação de variedades coletadas no município–André Ricardo Lima- EMATER
  • 16 horas: Encerramento

Local: Pavilhão Católico de Linha Fiuza

Discentes e docentes do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural da Unicruz estiveram reunidos, no dia 12 de maio, com o presidente da Associação dos Apicultores de Cruz Alta na sede da APICRUZ. O objetivo foi o levantamento de dados para elaboração de um projeto de desenvolvimento da atividade apícula no município, que será realizado na disciplina de Planejamento e Gestão de Projetos em Desenvolvimento Rural, sob a orientação dos docentes Claudia Mera e João Zamberlan.

O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural estará presente na EXPOCON 2018, que ocorrerá entre os dias 17 e 20 de maio, no Parque de Eventos da Comunidade Evangélica – IECLB de Condor/RS. No dia 18, às 14h, está previsto o 1º Fórum do Leite, com participação do professor Lucas Carvalho Siqueira, que irá falar sobre o tema de “Sanidade Animal”. Outros professores estarão junto ao estande do curso durante o evento para demonstração de projetos desenvolvidos e discussão das demandas trazidas pelos produtores rurais.

Neste programa Atualidades do Campo da Unicruz TV foi apresentado o equipamento adquirido pelo projeto “Avaliação da Qualidade do Trigo na Região do Alto Jacuí”, coordenado pelo professor Jackson Ernani Fiorin, que obteve recursos através do Polo de Inovação Tecnológica do Alto Jacuí. O objetivo do projeto é avaliar a qualidade tecnológica do trigo, evidenciando as potencialidades da segregação do mesmo no armazenamento contribuindo para a agregação de valor ao cereal como fator de competitividade da cadeia produtiva da triticultura na Região Alto Jacuí, e tendo em vista a necessidade de adequação ao novo regramento para segregação do trigo por sua qualidade industrial.

  • Avaliar a qualidade tecnológica do trigo evidenciando as potencialidades da segregação do trigo no armazenamento;
  • Constituir-se numa nova alternativa de laboratório que presta serviços de análises da qualidade de trigo e farinhas em especial nas análises de força de glúten (W);
  • Comprovar que o trigo produzido na Região Alto Jacuí, uma vez segregado, tem qualidade igual ou superior ao importado e suprir as necessidades da indústria moageira para os diferentes usos;
  • Colaborar com a proposta de dar uma nova identidade ao trigo gaúcho em prol de uma maior liquidez de comercialização;
  • Contribuir com a cadeia produtiva da triticultura na Região Alto Jacuí para a agregação de valor ao cereal como fator de competitividade;
  • Resgatar a autoestima do produtor de trigo da Região Alto Jacuí.

Assista a notícia em : https://youtu.be/_qJ5EAbYXp0?t=4m31s

O curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural da Universidade de Cruz Alta está com inscrições abertas, até o dia 03 de julho de 2018, para processo seletivo de Turma Regular a ingressar em 2018/2.

Para acesso ao edital, visite a página https://home.unicruz.edu.br/editais-mestrado-profissional…/…

Sua inscrição poderá ser feita através do Portal de Inscrições em http://www.unicruz.edu.br/portaldeinscricoes/

Para mais informações, entre em contato através do email mestradorural@unicruz.edu.br ou telefone 55 3321 1656

Os projetos da Unicruz que buscam resgatar cultivares tradicionais de mandioca da região tiveram sequência nos últimos dias. As professoras do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, Jana Koefender e Juliane Nicolodi Camera, acompanhadas de representantes da Emater/RS, visitaram em 09 de abril uma propriedade rural de Panambi para compartilhar experiências das pesquisas com agricultores. As docentes integram o Polo de Inovação Tecnológica do Alto Jacuí (InovTec), unidade institucional que dispõe de estrutura para o desenvolvimento dos projetos.

A produção da raiz também foi assunto no XVII Congresso Brasileiro de Mandioca e II Congresso Latino-americano e Caribenho de Mandioca, realizado de 12 a 16 de março em Belém (PA). No evento, a professora Jana proferiu a palestra “Mandioca de mesa no RS: do resgate do germoplasma à agroindustrialização”, e a professora Juliane apresentou resultados da pesquisa conduzida na InovTec/Unicruz.

Link da notícia: https://home.unicruz.edu.br/2018/04/11/mandioca-em-pauta/

No dia 07 de abril de 2018, às 9h30 ocorreu um encontro entre os  representantes  da  comunidade rural do município de Sarandi-RS e os mestrandos do MPDR na disciplina de  Planejamento e Gestão de Projetos em Desenvolvimento Rural,  ministrada pelos professores Claudia Maria Prudêncio De Mera e João Fernando Zamberlan. O local foi na sala de aula da Pós-Graduação no Campus da Unicruz.

Estiveram presentes no encontro, o Vice-Prefeito do município de Sarandi, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o gerente da Emater e o coordenador do curso de Agronomia da CESURG. O encontro teve como objetivo elencar as potencialidades e desafios para o desenvolvimento do município de Sarandi, através da integração e parceria entre pesquisadores, mestrandos e a comunidade local. Os representantes da comunidade expuseram a realidade do meio rural do município e apontaram possíveis linhas de trabalho, tendo como foco de estudo, projetos de desenvolvimento para o meio rural do município.

A partir deste encontro, os mestrandos e os docentes irão aprofundar o diagnóstico dos temas abordados e laborar, na disciplina de  Planejamento e Gestão de Projetos em Desenvolvimento Rural, projetos de desenvolvimento que serão apresentados para comunidade de Sarandi no final do mês de julho de 2018.

A Unicruz e a Emater/RS-Ascar terão um centro de produção, desenvolvimento e difusão de tecnologia. O convênio foi assinado ontem (02) à noite e prevê a criação de um espaço para treinamentos e integração entre extensionistas, produtores rurais e estudantes de cursos das Ciências Agrárias.

 

Leia mais: https://home.unicruz.edu.br/2018/04/03/conquista-para-a-regiao/

Nesta edição do programa Atualidades do Campo da Unicruz TV, o destaque é o V Dia de Campo da Instituição, onde foram entrevistados os pesquisadores professor Dr. Jackson Ernani Fiorin e mestranda Angela Maria Ferreira Fernandes, do curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, que demonstraram o experimento e os dados obtidos através da dissertação intitulada “Qualidade do Sistema Plantio Direto e Sua Relação Com a Erosão do Solo e o Meio Ambiente”. Clique no link e assista: https://youtu.be/0hwli4d2_S0?t=7m35s

Mais um Dia de Campo foi realizado com sucesso pela Universidade de Cruz Alta. Neste dia 22 de março, diversas atrações chamaram a atenção do público que compareceu à Área Experimental da Instituição. Dentre elas, destacamos a apresentação da mestranda Angela Maria Ferreira Fernandes, que demonstrou o experimento e os dados obtidos através de sua dissertação intitulada “Qualidade do Sistema Plantio Direto e Sua Relação Com a Erosão do Solo e o Meio Ambiente”, realizada sob orientação do professor Dr. Jackson Ernani Fiorin.

Exposição de tecnologias, demonstração de máquinas agrícolas e apresentação de resultados de pesquisa científicas serão alguns dos atrativos do V Dia de Campo da Unicruz. A Área Experimental da Unicruz vem sendo preparada há meses para o evento do dia 22 de março, que terá ênfase nas culturas tradicionais e alternativas de verão. Durante manhã e tarde, o local deve receber milhares de visitantes da região, entre estudantes de cursos das Ciências Agrárias, pesquisadores, empresários, engenheiros agrônomos e produtores rurais.

Durante o III Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água, realizado nesta terça-feira no Auditório Central da EXPODIRETO COTRIJAL 2018, o professor Jackson Ernani Fiorin apresentou dados obtidos através da dissertação intitulada “Qualidade do Sistema Plantio Direto e Sua Relação Com a Erosão do Solo e o Meio Ambiente”, de autoria da mestranda Angela Maria Ferreira Fernandes.

 

  

A Coordenadora do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, professora Claudia Maria Prudêncio de Mera, prestigiou o Painel da RBS desta terça-feira na Expodireto. O tema foi A Tecnologia na Agricultura Contribuindo Para a Retomada da Economia.

  

Convidamos para a defesa pública da dissertação de mestrado da discente Angela Maria Ferreira Fernandes, do curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, a ser realizada no dia 28 de Fevereiro de 2018, às 14h, no Prédio 07 (Prédio Central) – Sala 109 da Pós-Graduação – Campus Unicruz, intitulada “QUALIDADE DO SISTEMA PLANTIO DIRETO E SUA RELAÇÃO COM A EROSÃO DO SOLO E O MEIO AMBIENTE”, realizada sob orientação do Prof. Dr. Jackson Ernani Fiorin.

Convidamos para a defesa pública da dissertação de mestrado do discente Vagner Ribeiro Gaier, do curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, a ser realizada no dia 28 de Fevereiro de 2018, às 9h, no Prédio 07 (Prédio Central) – Sala 108 da Pós-Graduação – Campus Unicruz, intitulada “ARMAZENAMENTO, VIABILIDADE E QUALIDADE DE SEMENTES DE FISÁLIS”, realizada sob orientação da Prof.ª Dr.ª Jana Koefender.

Conforme determinado no Calendário Acadêmico 2017/2, a Unicruz não funcionará entre o Natal e o Ano Novo. O recesso inicia no sábado (23) e se estende até 1º de janeiro. Após, os setores institucionais entrarão em férias conjuntas. Serviços eletrônicos como o Portal de Inscrições e o sistema Unicruz Online permanecerão ativos durante este período. Todas as atividades serão normalizadas a partir de 1º de fevereiro. Há exceções, como a Secretaria Acadêmica, que retornará em 22 de janeiro. Estudantes com livros retirados da Biblioteca Visconde de Mauá antes de 1º de dezembro poderão realizar a devolução até 26 de fevereiro. As aulas do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural Unicruz iniciarão no dia 02 de Março.

Convidamos para a defesa pública da dissertação de mestrado do discente Afonso Lopes de Barcellos, do curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, a ser realizada no dia 15 de Dezembro de 2017, às 14h30, no Prédio 07 (Prédio Central) – Sala 109 da Pós-Graduação – Campus Unicruz, intitulada “ANÁLISE DE RISCO DA PRODUÇÃO DE MILHO IRRIGADO SOB PIVÔ CENTRAL”, realizada sob orientação do Prof. Dr. João Fernando Zamberlan.

Convidamos para a defesa pública da dissertação de mestrado do discente Angelo Junior Paloschi, do curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, a ser realizada no dia 14 de Dezembro de 2017, às 14h, no Prédio 07 (Prédio Central) – Sala 101 da Pós-Graduação – Campus Unicruz, intitulada “CUSTOS DE TRANSAÇÃO NO MERCADO DO LEITE DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE CAIÇARA – RS”, realizada sob orientação da Prof.ª Dr.ª Claudia Maria Prudêncio de Mera.

Convidamos para a defesa pública da dissertação de mestrado da discente Elenice Milene Wagner, do curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, a ser realizada no dia 01 de Dezembro de 2017, às 14h, no Prédio 07 (Prédio Central) – Sala 101 da Pós-Graduação – Campus Unicruz, intitulada “A TRAJETÓRIA CHINESA DE DESENVOLVIMENTO E A DEMANDA DE SOJA BRASILEIRA: OPORTUNIDADES E DESAFIOS NAS NEGOCIAÇÕES”, realizada sob orientação da Prof.ª Dr.ª Tamara Silvana Menuzzi Diverio.

Convidamos para a defesa pública da dissertação de mestrado da discente Glaucia Silveira Moreira, do curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, a ser realizada no dia 1º de Dezembro de 2017, às 14h, no Prédio 07 (Prédio Central) – Sala 108 da Pós-Graduação – Campus Unicruz, intitulada “A Abordagem do Desenvolvimento Rural no Contexto do Ensino Superior: O Caso da Universidade de Cruz Alta”, realizada sob orientação do Prof. Dr. Rafael Pivotto Bortolotto.

Organizado pelos professores do Curso de Medicina Veterinária e do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural (MPDR) da Universidade de Cruz Ata, ocorreu no dia 08 no Salão Nobre da Unicruz a 19º Edição do Fórum de Produção Pecuária-Leite e 6ª Edição do Salão de Trabalhos Científicos, que buscou a atualização de técnicos, produtores e acadêmicos ligados a produção pecuária, firmando-se como um encontro onde se discute, troca-se ideias, avalia-se a situação atual e neste momento, mais ainda, a situação futura da cadeia do leite frente a essas mudanças. Além disso, a busca de alternativas para a viabilização da atividade leiteira cuja importância social e econômica é marcante na nossa região é o tema principal que norteia o evento.

Após as palestras técnicas e apresentação de trabalhos, ocorreu o Lançamento do livro: “Gestão Rural e os Aspectos Produtivos na Região do Corede Alto Jacuí”. A obra foi organizada pela coordenadora do MPDR. São autores da obra, professores e egressos do Mestrado, bolsistas de graduação, professores do Curso de Medicina Veterinária e pesquisador da Embrapa.

A Área Experimental da Unicruz foi escolhida pela Dow AgroSciences para sediar o único evento de apresentação da Enlist 360, nova solução para a lavoura, no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma tecnologia de evolução no controle de pragas que permite o uso do 2,4-D sobre as culturas de soja e milho, maximizando o potencial produtivo. O campo da Universidade está dividido desde segunda-feira (20) em estações (evolução, flexibilidade, segurança, praticidade e nova opção) para detalhamento das etapas da Enlist 360 aos visitantes convidados, entre eles acadêmicos de Agronomia. O evento acontece até amanhã (24). O docente do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural Unicruz, professor Mario Bianchi, está participando do evento em uma das estações, explanando sobre o Manejo de Plantas Daninhas Resistentes à Herbicidas.

http://revistaagrocampo.com.br/dow-sobre-a-lavoura/

Convidamos para a defesa pública da dissertação de mestrado da discente Thomas Rosa Menegazzi, do curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, a ser realizada no dia 19 de Outubro de 2017, às 14h, no Prédio 07 (Prédio Central) – Sala 109 da Pós-Graduação – Campus Unicruz, intitulada “Avaliação de Aspectos Higiênico-Sanitários em Agroindústrias Familiares de Derivados Lácteos no Rio Grande do Sul”, realizada sob orientação do Prof. Dr. Jorge Damián Stumpfs Diaz.

A Universidade de Cruz Alta, através do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e do MBA de Gestão e Inovação em Agronegócios, tem a honra de convidar para a aula inaugural das turmas 2017, que ocorrerá no dia 06 de outubro, às 19h, no Miniauditório do CCHS – Campus UNICRUZ.

 

Tema: Desenvolvimento Mais Sustentável no Meio Rural

 

Palestras:

Manejo Integrado de Pragas/MIP

Alencar Rugeri/Eng. Agr. da EMATER – RS

 

O Mundo Rural Brasileiro: O Que Mudou?

Prof. Dr. Zander Navarro

 

Parceiros:

EMATER/RS e Área Experimental UNICRUZ

Convidamos para a defesa pública da dissertação de mestrado da discente Diego Alexsander Fávero, do curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, a ser realizada no dia 06 de Outubro de 2017, às 13h30, no Prédio 07 (Prédio Central) – Sala 108 da Pós-Graduação – Campus Unicruz, intitulada “O COMÉRCIO BRASIL – ARGENTINA: ANÁLISE DO MERCADO INTERNACIONAL E VIABILIDADE DA TRITICULTURA”, realizada sob orientação da Prof.ª Dr.ª Tamara Silvana Menuzzi Diverio.

No dia 23 de setembro, às 9:30 no Miniauditório do CCHS da Unicruz, foram apresentados os projetos de desenvolvimento rural elaborados pelos mestrandos da turma de 2016 do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural.

Além dos docentes e discentes do MPDR, participaram o Prefeito e Secretário de Desenvolvimento do município de Alegria – RS, o Secretário de Desenvolvimento Rural de Cruz Alta, a vereadora do município de Cruz Alta, Drª Paula, e representantes de instituições militares (AD3 e EASA) e representantes de instituições ligadas ao meio rural e da comunidade em geral.

De acordo com a demanda dos municípios, foram apresentados e entregues os seguintes projetos:

  • PROPOSTA DE FORTALECIMENTO DA FEIRA DO CENTRO PÚBLICO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA
  • PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO HORTO FLORESTAL DO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA – RS
  • PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PARA ATIVIDADE LEITEIRA DO MUNICÍPIO DE ALEGRIA/RS

 

    

O V Fórum de Desenvolvimento Rural ocorrerá no dia 29 de Setembro, às 19h, no Auditório do Sindicato Rural – Parque De Exposições de Cruz Alta/RS.

Painel 1:

“GESTÃO DE RISCOS TRABALHISTAS E TRIBUTÁRIOS EM PROPRIEDADE RURAL”

Rentagro Consultoria em Agronegócio

 

Painel 2:

“CONTRATOS AGRÁRIOS NO BRASIL: PROPOSTAS DE ATUALIZAÇÃO DESTA LEGISLAÇÃO AO MOMENTO VIGENTE”

Wellington Pacheco Barros

Pelo convênio, a SDECT, através do Departamento de Ciência e Tecnologia – DCIT, repassará à Unicruz o valor de R$ 362.626,28 com recursos do BIRD que darão suporte à pesquisa definida na consulta popular, e que visa a evidenciar praticas recomendáveis de segregação e armazenamento do cereal, com vistas a agregar valor ao cultivo de trigo na região. […] A Unicruz mantém com a SDECT outros seis projetos na área da pesquisa agropecuária e que estão em andamento.

http://www.sdect.rs.gov.br/unicruz-pesquisara-qualidade-do-trigo-no-alto-jacui#.WZ2YKJ-H00Y.facebook

Foi assinado na tarde do dia 17 de agosto de 2017, na Agência Start, no Campus da Unicruz, o Acordo de Cooperação entre o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural da Universidade de Cruz Alta e a Escola Estadual de Educação Profissional de Carazinho – EEPROCAR. O acordo tem como objetivo o Desenvolvimento de Atividades de Cooperação Técnico-Científica, Culturais e Educacionais

 

  

A Start – Agência de Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia da Unicruz – está selecionando profissionais para atuação no Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (Nepi) Alto Jacuí e no projeto Sebraetec.

São ofertadas duas vagas para consultoria no Sebraetec e para concorrer é preciso pertencer ao corpo docente da Unicruz ou ser aluno do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, dispor de computador pessoal e internet para cadastramento de informações no sistema do Sebrae/RS e disponibilidade de oito horas semanais, incluindo possibilidade de atendimento em outras cidades abrangidas. O prazo para inscrições – também feita no escritório da Start/Unicruz – encerra em 31 de agosto.

Confira no link abaixo o edital.

Mais informações

Start/Unicru

(55) 3321-165

start@unicruz.edu.br

https://home.unicruz.edu.br/2017/08/17/oportunidades/

O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural está com inscrições abertas para processo seletivo de Alunos Especiais a ingressarem neste semestre.

Para acesso ao edital, visite a página https://home.unicruz.edu.br/editais-mestrado-profissional-em-desenvolvimento-rural/#editais-abertos

Sua inscrição poderá ser feita através do Portal de Inscrições em http://www.unicruz.edu.br/portaldeinscricoes/

Mais informações poderão ser obtidas através do email mestradorural@unicruz.edu.br ou pelo telefone 55 3321 1656.

Convidamos para a defesa pública da dissertação de mestrado da discente Bruno Pagliarin Oliveira, do curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, a ser realizada no dia 07 de Agosto de 2017, às 9h30, no Prédio 07 (Prédio Central) – Sala 109 da Pós-Graduação – Campus Unicruz, intitulada “Efeitos da Suplementação Mineral Proteico Energética em Vacas Sincronizadas e Ressincronizadas Para IATF”, realizada sob orientação do Prof. Dr. Lucas Carvalho Siqueira.

Convidamos para a defesa pública da dissertação de mestrado da discente Bruno Pagliarin Oliveira, do curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, a ser realizada no dia 31 de Julho de 2017, às 9h30, no Prédio 07 (Prédio Central) – Sala 109 da Pós-Graduação – Campus Unicruz, intitulada “Efeitos da Suplementação Mineral Proteico Energética em Vacas Sincronizadas e Ressincronizadas Para IATF”, realizada sob orientação do Prof. Dr. Lucas Carvalho Siqueira.

Convidamos para a defesa pública da dissertação de mestrado da discente Caroline Oliveira Bis, do curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, a ser realizada no dia 28 de Julho de 2017, às 14h, no Prédio 07 (Prédio Central) – Sala 109 da Pós-Graduação – Campus Unicruz, intitulada “IDENTIFICAÇÃO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS ASSOCIADOS DE UMA COOPERATIVA DO RAMO AGROPECUÁRIO DO NORTE DO ESTADO RIO GRANDE DO SUL”, realizada sob orientação do Prof. Dr. João Fernando Zamberlan.

Convidamos para a defesa pública da dissertação de mestrado da discente Diego Conte, do curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, a ser realizada no dia 27 de Julho de 2017, às 14h, no Prédio 07 (Prédio Central) – Sala 109 da Pós-Graduação – Campus Unicruz, intitulada “Ocorrência e Controle de Andropogon bicornis e Chloris disticophylla no Município de Horizontina”, realizada sob orientação do Prof. Dr. Mario Antonio Bianchi.

Informamos que o horário de atendimento da Secretaria de Pós-Graduação da Universidade de Cruz Alta ocorrerá nos seguintes turnos, durante o período de recesso, de segunda-feira, 17 de julho, à sexta-feira, 21 de julho:

Manhã: 08h às 11h30mi

Tarde: 14h às 17h30mi

*Não haverá atendimento no turno da noite.

O atendimento normal – com expediente noturno – retornará a partir do dia 24 de julho.

Inscrições abertas até o dia 24/07/2017 para o processo seletivo complementar de alunos regulares a ingressarem em 2017/2. Não perca esta oportunidade! Clique e saiba mais.

https://home.unicruz.edu.br/2017/07/07/vagas-remanescentes/

Convidamos para a defesa pública da dissertação de mestrado da discente Roberto de Castro, do curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, a ser realizada no dia 16 de Junho de 2017, às 14h30, no Prédio 07 (Prédio Central) – Sala 101 da Pós-Graduação – Campus Unicruz, intitulada “RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS ATRAVÉS DE DEJETOS LÍQUIDOS SUÍNOS: UM ESTUDO DE CASO DE PRODUÇÃO RURAL SUSTENTÁVEL”, realizada sob orientação da Prof.ª Dr.ª Claudia Maria Prudêncio de Mera.

A manhã de hoje (05) foi de assinatura de convênio na Universidade de Cruz Alta. A Reitoria recebeu uma comitiva da Emater/RS para celebração da parceria que prevê ações integradas entre a entidade rural e a Área Experimental da Unicruz, como pesquisas, cursos e eventos técnicos. A principal intenção é que o espaço situado no Campus seja protagonista no desenvolvimento experimentos que, caso demonstrem eficiência prática, sejam aproveitados em propriedades rurais da região. “A Universidade de Cruz Alta produz a tecnologia do plantio, novas fórmulas, novos produtos e a Emater leva aos agricultores, gerando melhor renda e qualidade de vida”, prospectou o presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn.

https://home.unicruz.edu.br/2017/06/05/ciencia-para-a-producao-rural/

O programa Notícias Unicruz deste dia 30 de Maio trouxe a cobertura do Minicurso sobre Estratégias de Comercialização e Travamento da Soja, promovido pelo Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e pela Área Experimental da Instituição, que ocorreu no dia 26 e teve como ministrante o Gerente Regional de Originação e Insumos da Louis Dreyfus Company, Matheus da Fontoura Rodrigues.

https://youtu.be/swjU_FNA30o?t=1m8s 

A Universidade de Cruz Alta comunica com pesar o falecimento do discente Guilherme Klaus Rossetto, ocorrido na noite de ontem. Natural de São Carlos, Guilherme tinha 27 anos e cursava Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural na Unicruz. O velório ocorrerá em sua cidade natal a partir da tarde de hoje (24).

A cotação dos preços da soja está em queda no mercado, e  muitos agricultores e técnicos se perguntam se há alguma maneira de perder menos com isso, e buscam entender como funciona o mercado futuro e o que é levado em consideração na formação dos preços da soja. Diante deste contexto, o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e a Área Experimento da Unicruz, ofereceram no dia 26 de maio de 2017, um minicurso sobre Estratégias de comercialização e travamento de preço da soja que foi ministrado pelo Gerente Regional de Originação e Insumos da Louis Dreyfus Company, Matheus da Fontoura Rodrigues.

Participaram do minicurso, mestrandos, técnicos, agricultores e graduandos dos Cursos de Agronomia e Administração.

 

Docentes do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural (MPDR) da Universidade de Cruz Alta participaram na semana passada de uma agenda com professores da Escola Estadual de Educação Profissional de Carazinho (Eeprocar). Domingos Benedetti Rodrigues, Tamara Menuzzi Diverio e Claudia Mera representaram o curso stricto sensu da Unicruz na reunião realizada no dia 20 de abril, no Campus. Na ocasião, foi celebrada uma parceria entre as duas instituições desenvolvimento de pesquisas, extensão e cursos de formação ao corpo docente da Escola nas linhas de pesquisa que o MPDR oferece.

A Eeprocar é referência na educação profissional de atividades agrícolas e pecuárias.

Link da Notícia

Foi publicado o edital para processo seletivo do curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural. O período de inscrições vai até o dia 14 de junho e o processo seletivo se dará em duas etapas: a primeira é a análise documental e a segunda composta de entrevista. O curso da Unicruz é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem dois anos de duração e disponibiliza para esta edição 15 vagas. O edital completo pode ser visualizado na página https://home.unicruz.edu.br/editais-mestrado-profissional-em-desenvolvimento-rural/

Informações

Secretaria de Pós-Graduação da Unicruz

(55) 3321-1656

mestradorural@unicruz.edu.br

https://home.unicruz.edu.br/curso/mestradorural/

Convidamos para a defesa pública da dissertação de mestrado do discente Roberto Fagundes dos Santos, do curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, a ser realizada no dia 30 de Março de 2017, às 14h, no Prédio 07 (Prédio Central) – Sala 101 – Campus UNICRUZ, intitulada “Sensibilidade a herbicidas e produção de forragem de cultivares de azevém (Lolium multiflorum)”, realizada sob orientação do Prof. Dr. Mario Antonio Bianchi.

Convidamos para a defesa pública da dissertação de mestrado da discente Marlova Hass, do curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, a ser realizada no dia 13 de Março de 2017, às 9h, no Prédio 07 (Prédio Central) – Sala 108 – Campus Unicruz, intitulada “EFEITO DE HORÁRIOS DE APLICAÇÃO DE FUNGICIDA NO CONTROLE DE PHAKOPSORA PACHYRHIZI NA CULTURA DA SOJA”, realizada sob orientação do Prof. Dr. Jackson Ernani Fiorin.

A Universidade de Cruz Alta possui a maior Área Experimental para fins acadêmicos do RS e tem explorado incansavelmente o espaço para integrar estudantes, pesquisadores, professores e produtores rurais da região. O 3º Dia de Campo está confirmado para acontecer nos dias 17 e 18 de março, com atividades preliminares a partir do dia 14, e promete consolidar a iniciativa como um evento técnico, contribuindo assim para a socialização de soluções aplicáveis em propriedades rurais. Além de ensaios de culturas de verão, o local deverá sediar capacitações, painéis, visitas guiadas e exposição de máquinas e implementos. Para tanto, a Unicruz conta com 40 parceiros, que ocuparão juntamente com pesquisas institucionais os 28 hectares da Área Demonstrativa da Área Experimental.

As inscrições para encontros técnicos do 3º Dia de Campo devem ser feitas pela internet, através da página www.unicruz.edu.br/portaldeinscricoes. As vagas são limitadas.

Cursos oferecidos

  1. IDENTIFICAÇÃO, MONITORAMENTO E MANEJO DE INSETOS-PRAGA
  2. REGULAGEM DE SEMEADORA
  3. REGULAGEM DE PULVERIZADOR
  4. MANEJO DE COBERTURAS DE SOLO
  5. PONTAS DE PULVERIZAÇÃO
  6. GESTÃO DE PROPRIEDADES E EMPREENDEDORISMO
  7. SAÚDE PREVENTIVA
  8. AGRICULTURA DE PRECISÃO E CORRETIVOS
  9. QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES

Para mais informações, acesse o link http://unicruz.edu.br/dia-de-campo-unicruz-aproveita-maior-area-experimental-entre-ies-do-rs-para-consolidar-o-evento-n10453.html