Objetivos do curso

 

  • Aprofundar relações dialógicas entre teoria e prática, contribuindo para o desenvolvimento de práticas socioculturais interdisciplinares que resultem em ações democráticas, cidadãs e de inserção social;
  • Estimular a produção de conhecimentos que favoreçam novas práticas sociais, promovendo ações inclusivas com respeito à diversidade;
  • Oportunizar a qualificação da discussão nos diferentes campos do saber, dialogando com agentes sociais, especialmente no que se refere às questões multiculturais/interculturais;
  • Promover articulações que possibilitem a formação de lideranças capazes de estimular a cooperação entre os diferentes atores sociais com vista à construção de novas práticas socioculturais;
  • Fomentar a realização de ações voltadas à ampliação da ética e da cidadania, articulando conhecimentos sociais, ambientais, culturais e do desenvolvimento humano.

LINHAS DE PESQUISA

Área de concentração em Práticas socioculturais e Desenvolvimento Social
O Curso de Mestrado Acadêmico em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social aborda práticas sociais, culturais e do desenvolvimento humano, a partir da exploração do conhecimento teórico-prático, numa visão ampla e interdisciplinar. Através de projetos e/ou estratégias socioeducativas que envolvem a arte, a cultura, a política, a economia, a saúde, a educação, o meio ambiente e demais áreas, o Curso busca promover a elevação da qualidade de vida, de modo sustentável e empreendedor, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento local e regional.

Linhas de pesquisa:

  1. Linguagem, comunicação e sociedade: objetiva a discussão de aspectos interdisciplinares relacionados a questões que envolvem a linguagem em seus múltiplos aspectos (língua, discurso, ideologia, narrativas do seu cotidiano), bem como questões sociais e culturais que permeiam o contexto contemporâneo. Justifica-se a inserção dessa linha de pesquisa, tendo em vista a necessidade do domínio de tais saberes para a leitura crítica e interdisciplinar de um mundo globalizado, no qual o sujeito atue como protagonista na constituição e sustentação de ações sociais.
  2. Práticas socioculturais e sociedade contemporânea: objetiva a discussão teórica das práticas de intervenção que envolve diferentes faces da formação e desenvolvimento humano, numa abordagem ética e cidadã que perpassa os ciclos da vida. A relevância dessa discussão justifica-se pela necessidade da formação profissional de agentes sociais qualificados ao exercício de práticas socioculturais essenciais às transformações da sociedade atual.

A quem se dirige?
Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento, como: Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra e Engenharias atuante no âmbito público ou privado, voltados à transformação, potencialização e desenvolvimento do contexto local e regional.

Integralização curricular e funcionamento
A integralização dos estudos necessários à obtenção do título de Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social será expressa em unidades de crédito, sendo um crédito equivalente a quinze horas aula. O candidato deverá cursar 15 (quinze) créditos referentes às disciplinas obrigatórias e, no mínimo, 09 (nove) créditos correspondentes às disciplinas eletivas, totalizando 24 (vinte e quatro) créditos. num prazo máximo de 24 meses.

Localizado no Prédio da Pós-Graduação, o Mestrado Acadêmico em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social oferece um espaço físico, especialmente concebido para atender às necessidades de docentes e discentes. São 480 metros quadrados de espaço exclusivo para a realização de atividades teóricas e orientações do curso.
Laboratórios:
Laboratório de Desenvolvimento Humano
Laboratório de Estudos e Práticas Socioculturais Interdisciplinares – LEPSI
Núcleo de Ação em Pró-Direitos Humanos
Espaço ludopedagógico
O Núcleo de Conexões Artístico-Culturais -NUCART
Centro de Estudo, Pesquisa e Preservação Ambiental –  CEPPA
Laboratórios de Informática
Biblioteca com mais de 80000 volumes.
Outras dependências e Serviços
Com vistas à acessibilidade arquitetônica, as edificações da universidade passaram por amplas reformas de adequação, executando modificações a fim de vencer desníveis no interior e exterior das edificações, através de rampas e elevadores que facilitam a locomoção de professores, acadêmicos, funcionários e demais visitantes.
Além do amplo espaço da Pós-Graduação, localizado no Prédio 14, junto à Biblioteca, o Campus oferece Centro de Convivência Universitário, com ampla praça de alimentação com internet sem fio, agência bancária, terminais de autoatendimento, central de fotocópias e impressões. Toda a infraestrutura institucional, secretaria, biblioteca, laboratórios, auditórios, etc., ficará à disposição para dar o suporte necessário às atividades do Curso.