Direito em jogos

Olimpíada do Conhecimento Jurídico mobiliza estudantes de todos os semestres.

Em agosto o curso de Direito da Unicruz está completando 50 anos. Em alusão à data, uma atividade diferenciada mobilizou estudantes de todos os semestres: a 1ª Olimpíada do Conhecimento Jurídico. Divididos em grupos, os estudantes cumpriram provas eliminatórias desde o início do semestre. A competição envolveu questionários com assuntos gerais e específicos, avaliação escrita e arrecadação de alimentos – mais de uma tonelada foi coletada e entregue para o Banco de Alimentos de Cruz Alta.

“Tivemos um feedback bem positivo. Os alunos acharam um evento interessante, dinâmico. Utilizamos uma metodologia nova, com grande engajamento dos acadêmicos”, avaliou a professora Raquel Buzatti Souto, coordenadora da Olimpíada do Conhecimento Jurídico da Unicruz.

As equipes finalistas – três, de um total de oito inscritas –, participaram nesta quinta-feira (13), no Miniauditório do Campus, da última noite de Olimpíada. Primeiro, os alunos apresentaram a defesa de um caso jurídico. Na banca avaliadora, estavam docentes do curso de Direito e um membro externo convidado, representando a subseção de Cruz Alta da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os dois grupos melhores classificados se enfrentaram em um quiz, que determinou os campeões. Os membros da equipe “Jurisprudentes” obtiveram a maior pontuação geral e receberam troféu, medalhas, livros de Ciências Jurídicas e mimos da Unicruz.

“Nossa equipe se inscreveu mais para pegar o jeito, já que estamos no segundo semestre. Acabamos indo bem, progredindo, e chegamos à final. Acabamos conhecendo assuntos que vão vir ao decorrer do curso, isso ajuda bastante na etapa em que estamos, enquanto acadêmicos”, disse o estudante de Direito Marcelo Guareschi, um dos vencedores da competição.

A organização também adiantou que há intenção da continuidade da Olimpíada do Conhecimento Jurídico, inclusive com possibilidade de participação de cursos de Direito de outras IES gaúchas.