E a Fenatrigo?

Estande e eventos técnicos: Unicruz marca presença em mais uma edição da Feira Nacional do Trigo.

Desde a retomada da Feira Nacional do Trigo (Fenatrigo), em 2014, a Unicruz vem mantendo o protagonismo através da representatividade na Associação que constitui a exposição e na Comissão de Eventos Técnicos. Na 15ª edição da Feira, confirmada para acontecer de 15 a 19 de maio no Parque de Exposições de Cruz Alta, a tradição se confirma, e a Instituição está mais uma vez mobilizada no oferecimento de atividades educativas e de lazer para os visitantes, bem como na organização e promoção de atividades voltadas ao agronegócio.

Situado na avenida principal do Parque, o espaço estará aberto ao público em todos os dias da Fenatrigo. Os visitantes poderão conhecer melhor os cursos presenciais e híbridos oferecidos no Vestibular de Inverno – que está com inscrições abertas –, os de pós-graduação, como especializações e mestrados, e as oportunidades de bolsas e financiamentos estudantis. O local também possui uma sala de reuniões, para agendas oficiais, e espaços para descanso.

Eventos técnicos

Com professores da Unicruz entre seus membros, inclusive na coordenação, a Comissão de Eventos Técnicos preparou uma programação diversificada. Além de encontros já consolidados em edições anteriores, a Fenatrigo terá ações que contemplam assuntos referentes a atividades rurais durante o inverno, uma vez que a Feira acontece no primeiro semestre do ano.

“Nós [Comissão de Eventos Técnicos da Fenatrigo] dialogamos com pessoas de vários setores, empresas, grupos de produtores, associações, que nos passam as demandas do setor. A partir dessa captação de informações, entendemos a realidade da região, do mercado, e definimos o que entrará em debate nas atividades”, explica a coordenadora da Comissão de Eventos Técnicos da Fenatrigo e professora da Unicruz, Daniele Furian Araldi.

Docentes que lecionam disciplinas e lideram pesquisas nas áreas de Ciências Agrárias conduzirão alguns dos eventos técnicos da 15ª Fenatrigo. Na quarta-feira (15), o professor João Fernando Zamberlan será um dos responsáveis pela Capacitação em Segurança Alimentar, atividade promovida pela Agência Start/Unicruz e pelo Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural que acontece às 18h na sede do Senar. Mais tarde, resultados de um projeto desenvolvido na Área de Produção Animal da Unicruz serão apresentados pelos professores Daniele Furian Araldi e Lucas Carvalho Siqueira durante o Fórum de Produção Pecuária Corte – Bovinos, marcado para as 19h no Auditório do Sindicato Rural. O tema, inclusive, foi abordado em uma palestra ministrada pela professora Daniele na última quarta-feira (08), em Passo Fundo.

O Fórum tem sequência na quinta (16), nos mesmos horário e local, quando a ênfase será em ovinos. A explanação dos dados da Universidade será feita pelos docentes Luiz Felipe Kruel Borges e Juliana Medianeira Machado.

A participação da Unicruz na Fenatrigo na sexta-feira (17) será marcada pela inserção de estudantes de Medicina Veterinária no 1º Concurso Zootécnico de Borregas e pelo Fórum do Trigo, às 8h30 no Auditório do Sindicato Rural. Sob o tema “Como colher mais soja no inverno?”, os professores Mario Bianchi e Jackson Fiorin abordarão o manejo de plantas daninhas e da fertilidade do solo, respectivamente.

A Fenatrigo também conta com o envolvimento do coordenador da Área Experimental da Unicruz, professor Mauricio Pasini, na preparação da abertura oficial do plantio do trigo, programado para acontecer no sábado (18), e de alunos de Agronomia e Medicina Veterinária em comissões pecuárias do evento. Outras atividades técnicas que constam na programação oficial da Feira devem ter a audiência de estudantes de graduandos da Universidade.