A voz das comunidades

A voz das comunidades

Encontro de Comunicação Comunitária e Direitos Humanos discute alternativas para criar uma comunicação eficiente.

:

Como expressar e como ouvir a voz das comunidades foi a pauta do 4º Encontro de Comunicação Comunitária e Direitos Humanos, promovido pelo curso de Jornalismo, através da disciplina de Comunicação Comunitária, Popular e Alternativa. O evento foi nesta semana, na Casa de Cultura Justino Martins e contou com a participação de acadêmicos do Jornalismo e de representantes da Associação dos Deficientes Visuais de Cruz Alta (Adevica), Associação dos Deficientes Físicos de Cruz Alta (Adeca), Coletivo Ouvido Médio, Coletivo Jornalistas pela Democracia e Comunidade Tradicional de Matriz Africana e de Terreiros.

Durante a noite, uma roda de conversa discutiu questões de cidadania e comunicação comunitária. Houve uma dinâmica em grupo, onde todos tiveram oportunidade de expor suas opiniões a respeito do tema do evento. Também foi exibido de um vídeo, que mostra o case de um jovem morador do complexo do Alemão que ficou famoso ao narrar pelo twitter a invasão policial da favela no ano de 2010.

Fabiana Iser, professora do curso de Jornalismo e organizadora do evento explicou que “o encontro tem a proposta de discutir alternativas e benefícios que as comunidades podem ter ao conquistarem seu espaço de fala na sociedade”. Cristiano Lopes, acadêmico do curso de Jornalismo falou sobre a importância do evento. “O encontro proporciona com que nós Jornalistas possamos entender nosso papel, e que os participantes saibam que podem utilizar a comunicação para reivindicar seus direitos e terem uma vida melhor”.

O Encontro foi apenas o início do trabalho com essas comunidades. Agora, os acadêmicos do curso irão realizar uma assessoria a estes grupos para auxiliá-los no desenvolvimento da sua própria comunicação. Everton Graeff Sonoda, vice-presidente da Adevica diz que está ansioso pelo trabalho, “pois há muitas maneiras diferentes de se comunicar, além dos meios de comunicação tradicionais”. Os resultados obtidos com a assessoria serão apresentados no final de junho na sede da Adevica em Cruz Alta.

Texto: Mariana da Luz, acadêmica de Jornalismo da Unicruz
Foto: Wendell Pivetta, acadêmico de Jornalismo da Unicruz