Alma em regeneração

Estudante relata experiências de rondonistas da Unicruz na Operação Parnaíba.

A comitiva da Unicruz designada para a Operação Parnaíba, do Projeto Rondon, cumpriu todas as atividades com sucesso. Dois docentes e oito estudantes foram responsáveis por desenvolver ações no município de Regeneração/PI, conjuntamente com o Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá/MG). Foram duas semanas de imersão na cidade piauiense, que segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possui aproximadamente 17.700 habitantes. “A comunidade foi muito receptiva. Nos acolheram muito bem e tivemos todo o suporte necessário para realizarmos a operação”, comentou João Almeida Lopes, estudante do curso de Agronomia.

Apesar de pertencer a uma graduação das Ciências Agrárias, o acadêmico da Unicruz teve mais contato com a comunidade escolar de Regeneração. “Elaborei sete oficinas e repeti algumas, pois foram apresentadas em locais diferentes. Todas as minhas foram na área da educação, para gestores de escolas e professores da rede pública. A mais marcante foi sobre a importância do professor no contexto educacional. Eles se sentiram muito valorizados”, disse.

Integração é uma das características do Projeto Rondon. Durante a Operação Parnaíba, o grupo da Unicruz e da Uniaraxá atuou coletivamente em inserções sociais em segmentos como saúde, direito, cidadania e cultura. Embora a intenção prioritária do Ministério da Defesa seja assistir comunidades em situação de vulnerabilidade, o aprendizado foi estendido para quem teve a missão de ensinar. “A gente volta mais humilde, consegue se colocar no lugar das pessoas. Com certeza [participar de uma operação do Projeto Rondon] muda muito a vida de todos”, conclui João.

A Operação Parnaíba contou com o total de 312 rondonistas de todo o Brasil.

Foto: Agni Devi, rondonista e estudante de Arquitetura e Urbanismo da Unicruz.