Vestibular sem mistério

Previsão do tempo, documentação necessária, dicas para a redação: saiba como fazer bonito na prova de domingo.

Domingo (10) será decisivo para vários estudantes de Cruz Alta e região: a Unicruz promove, a partir das 16h, a segunda edição do Vestibular de Verão. O processo seletivo será mais uma oportunidade de ingresso no Ensino Superior ainda no primeiro semestre de 2019. Para facilitar a vida dos candidatos, em especial dos que nunca prestaram vestibular, a Unicruz preparou uma série de dicas para antes, durante e depois da prova.

• A prova inicia às 16h, e a recomendação é que os candidatos cheguem no Campus Universitário com 30 minutos de antecedência. O ônibus da empresa de transporte coletivo Nossa Senhora de Fátima que fará a linha Centro-Campus sairá da frente da Prefeitura de Cruz Alta às 15h, cumprindo o seguinte trajeto: rua Presidente Vargas (até o Museu Erico Verissimo), avenida General Câmara (até a escola de idiomas Fisk), rua Coronel Pilar (até a Praça da Matriz) e avenida Venâncio Aires.

• Esteja munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, documento original com foto e comprovante de inscrição no Vestibular. Bônus: garrafas com água e lanches leves, como barra de cereal e frutas, são bem-vindos.

• Não sabe onde será sua prova? Fique tranquilo! Nossos profissionais estarão circulando pelo Campus para orientar os candidatos. ATUALIZAÇÃO: Clique aqui para consultar os locais onde ocorrerá a prova.

• Convide amigos e familiares para te acompanhar no domingo. Espaços como o Centro de Convivência estarão abertos. As áreas naturais do Campus são bastante convidativas para uma roda de chimarrão.

• De olho no clima: até o momento, a previsão do tempo indica céu nublado e temperatura de 32º C. Opte por vestir roupas confortáveis e condizentes com as condições climáticas do dia.

• Quem escolheu aproveitar a nota da redação do Enem não precisa comparecer no Vestibular.

• Dicas de redação, pelos professores do Proenem/Unicruz Ieda Linck e Leandro Renner Moura:

#1: “F5” mental

Mantenha-se atualizado em relação aos fatos (sociais, políticos, culturais, ambientais, etc) que ocorrem no Brasil e no mundo, lendo revistas e jornais. Só assim, você enriquecerá seu repertório de informações e argumentos para opinar de forma consistente sobre o tema proposto. A escrita é, sim, resultado da leitura.

#2: Leia, releia e leia novamente a prova

Leia com máxima atenção a proposta apresentada, procurando entender o que dizem os textos motivadores. Lembre-se de que esses textos não podem ser ignorados no desenvolvimento de sua redação. Isso evita tangenciar o tema proposto.

#3: Esqueleto da redação

Faça, antes da redação, um roteiro (esquema), e na hora de passar a limpo seu texto, realize uma atenta revisão gramatical e linguística. Não escreva períodos muito longos nem muitos curtos. Utilize, para tanto, a pontuação de forma correta. Essa prática garante clareza e objetividade textual.

#4: Direto ao ponto

Escolha argumentos fortes, legítimos e pertencentes ao universo de discussão do tema. Procure adequar o conteúdo do texto com o mundo real. Evite divagar, pois você pode não conseguir retornar e conduzir o texto de forma coerente. Seja convincente, sem ser invasivo.

#5: Português, e só

Independente do gênero textual exigido, use, sempre, a língua padrão. Não utilize a linguagem regional, popular, gíria ou internetês. Lembre-se: você está escrevendo para uma situação formal.

#6: Apresentando saídas

Não esqueça de finalizar sua redação, indicando soluções e possíveis caminhos para resolver o problema apresentado. Pense em medidas, métodos e ações coerentes para marcar sua contribuição. Não adianta apenas criticar, sem apontar possibilidades de mudança.

• O resultado oficial do Vestibular de Verão 2ª edição será publicado em 12 de fevereiro, às 17h, no site da Unicruz, e as matrículas ocorrem de 13 a 15 do mesmo mês para classificados no processo seletivo e para as formas alternativas de ingresso (clique aqui para conhecer as modalidades).

• Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail vestibular@unicruz.edu.br.