Por dentro do eSocial

Por dentro do eSocial

Plataforma digital foi assunto do 7º Encontro Regional de Recursos Humanos.

:

O eSocial é um sistema digital de comunicação entre governo e empresa que passou a concentrar informações relativas a trabalhadores, como folha de pagamento, notificações de acidentes de trabalho e contribuições previdenciárias. Criada mediante decreto federal em 2014, a plataforma foi tema do 7º Encontro Regional de Recursos Humanos, promovido hoje (20) pela Unicruz. Profissionais atuantes em gestão de RH acompanharam duas palestras no escritório da Agência de Empreendedorismo Start: a gerente de Controladoria da Universidade, Alice Gerhardt Schmidt, abordou o eSocial no âmbito dos Recursos Humanos, enquanto a assistente de Saúde Ocupacional da Unimed Planalto Central, Adriana Carvalho, explanou sobre a aplicação do sistema no que tange a Segurança do Trabalho.

“Férias, um afastamento temporário do colaborador, há alguns meses eu precisava informar [via eSocial] com um mês de antecedência. Agora não tenho mais essa necessidade, então posso parametrizar o sistema para ele gerar a informação até um dia antes da saída do colaborador”, exemplificou Alice, ao comentar eventos trabalhistas que exigem interação com o eSocial.

Ao organizar o Encontro Regional de Recursos Humanos, a Unicruz visa promover debates sobre o papel do profissional em empresas locais e regionais, bem como proporcionar capacitações e trocas de experiências.