Conexões Urbanas

Conexões Urbanas

Soluções para cidades são abordadas na Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo.

:

O crescimento das cidades e de habitantes nestes locais transformaram o planeta de maneira permanente. A questão é que a concentração de pessoas no espaço urbano trouxe tantos avanços quanto problemas para a convivência e o bem-estar social. Poluição e mobilidade dificultada são algumas das consequências desse fenômeno, situações que buscam ser solucionadas, entre outros profissionais, por arquitetos e urbanistas. Sob o título de Conexões Urbanas, a Semana Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicruz está debatendo e propondo desde terça-feira (15) inovações que favoreçam a sociedade.

Em uma das oficinas – denominada Vaga Viva –, estudantes foram desafiados e produzir parklets – áreas de lazer dispostas sobre vagas de carros. A estrutura visa valorizar espaços de convívio entre pessoas, ao mesmo tempo em que sugere redução do uso de automóveis. “A ideia dos parklets é substituir a vaga de um veículo por um ponto de encontro para cinco, seis, dez pessoas. Então é a ocupação do espaço público por pessoas”, resume uma das ministrantes da oficina Vaga Viva, professora Angélica Kohls.

Street art, fotografia, iluminação de anteriores e produção de cimento queimado são alguns dos tópicos que complementam a programação da Semana Acadêmica, que acontece até sábado (19).

Arquitetura e Urbanismo é um dos cursos oferecidos no Vestibular de Inverno da Unicruz. A prova de redação será em 24 de junho, e as inscrições podem ser feitas no site www.unicruz.edu.br/vestibular.