Assistência em Tupanciretã

Projeto do curso de Fisioterapia visa melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças crônicas.

Pessoas com doenças crônicas de Tupanciretã estão recebendo assistência do curso de Fisioterapia da Unicruz graças a um projeto de pesquisa e extensão. A iniciativa consiste na visita de estudantes e docentes, acompanhados de profissionais de quatro unidades locais de Estratégia de Saúde de Família (ESF), à residência dos pacientes para mapeamento de características socioculturais e acompanhamento de suas condições de saúde. O grupo da Universidade realizou o procedimento com 62 indivíduos residentes no município com diabetes, sequelas de acidente vascular cerebral, insuficiência respiratória e outras patologias, fazendo testes básicos e propondo ações de saúde e educativas que melhorem a qualidade de vida das pessoas atendidas.

“Através dos resultados encontrados, buscaremos qualificar o cuidado integral, unindo e ampliando as estratégias de promoção da saúde, de prevenção do desenvolvimento das doenças crônicas e suas complicações, e de tratamento e recuperação”, relata a coordenadora do projeto, professora Themis Leal de Carvalho.

Festa com pacientes

As pessoas envolvidas no estudo foram convidadas a participar de uma oficina educativa que está sendo organizada pelo curso de Fisioterapia. Intitulada “A Festa da Vida”, a atividade será em 15 de junho, na Casa de Cultura Mariano Beck, também terá caráter recreativo, já que também acontecerá um “arrasta-pé”.

Fisioterapia é um dos cursos oferecidos no Vestibular de Inverno da Unicruz. A prova de redação será em 24 de junho, e as inscrições podem ser feitas no site www.unicruz.edu.br/vestibular.