Sustentabilidade na escola

Docentes da Unicruz auxiliam escola cruz-altense em projeto para coleta de água da chuva e irrigação de horta vertical. Iniciativa pode ganhar destaque nacional.

RETIFICAÇÃO: A autoria do projeto é da Escola Gabriel Annes da Silva, com parceria da Unicruz através de instruções técnicas repassadas por docentes à comunidade escolar.

A Unicruz está apoiando a Escola Municipal Gabriel Annes da Silva, de Cruz Alta, na V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Através do Laboratório de Ideias e dos cursos de Administração, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil e Engenharia de Produção, a Instituição tem integrado as comunidades acadêmica e escolar na promoção de ações sustentáveis.

Professores da Universidade participaram de um encontro com estudantes da rede pública para alinhamento das atividades. A intenção é aproveitar espaços obsoletos e revitalizar áreas degradadas do local. O projeto criado pela escola prevê a instalação de cisternas para coleta da água da chuva para irrigar uma horta vertical por meio de sistema automatizado. Os alimentos produzidos ainda poderão ser incorporados na merenda escolar.

Aprovado em âmbitos municipal e regional da Conferência, o sistema sustentável será defendido em âmbito estadual na próxima semana. Em caso de novo aceite, representará o Rio Grande do Sul na edição nacional do evento mantido pelos ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente (MMA).