Solidariedade animal

Solidariedade animal

Banco de sangue do Hospital Veterinário da Unicruz permite coleta e transfusão em cães.

:

Quem pensa que não há solidariedade no mundo animal, está enganado. Cães podem ser doadores de sangue, ato que a Unicruz realiza no Hospital Veterinário (HV). O local abriga o único banco de sangue animal da região, e para tanto possui equipamentos sofisticados: um refrigerador específico para armazenamento de bolsas e centrífugas que permitem separar hemocomponentes. Outro diferencial é a verificação do tipo sanguíneo, facilitando o direcionamento ao pet receptor. Toda essa estrutura pode transformar o Hospital Veterinário em um fornecedor regional de sangue, dando suporte para clínicas e outros estabelecimentos que atendem animais. Porém, a oferta de doadores tem sido baixa.

“Dificilmente temos bolsas de sangue para atender a demanda do próprio Hospital. Há muitos tutores que nos auxiliam, que trazem o seu cão mais de uma vez, mas precisaríamos de aproximadamente três doadores por semana. Hoje, temos isso por mês”, explica a professora Patrícia Wolkmer.

Os cães precisam seguir critérios simples para estarem aptos a doarem sangue, como terem mais de 28 kg, vacinação em dia e serem vermifugados, e o procedimento pode ser feito a cada três meses. Antes da coleta, o Hospital Veterinário cumpre um acompanhamento laboratorial para verificar a saúde do animal doador. Para colaborar com o banco de sangue animal, basta comparecer com o pet no Hospital Veterinário, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.