Conquista para a região

Em convênio inédito, Unicruz e Emater criarão espaço para treinamento e difusão de tecnologia.

Mais uma parceria entre a Unicruz e Emater/RS-Ascar resultou em ações que visam o desenvolvimento regional. Lideranças das duas instituições assinaram ontem (02) à noite, no Campus Universitário, o protocolo para construção de um centro de produção, desenvolvimento e difusão de tecnologia. É o primeiro convênio desta natureza entre a entidade de extensão rural e uma universidade.

A estrutura será instalada na Fazenda Escola da Unicruz e servirá como um espaço de treinamento e integração entre extensionistas, produtores rurais e estudantes de cursos das Ciências Agrárias. O principal propósito será oferecer capacitações para impulsionar o potencial produtivo de propriedades rurais. O local tem em seu favor as parcelas da Área Experimental, que já estão consolidadas e poderão ser aproveitadas nas ações do centro tecnológico.

“Quem ganha, em especial, são os agricultores. Vamos preparar mais os jovens para que atuem em suas propriedades. É uma possibilidade de formarmos empreendedores rurais”, salienta o presidente da Emater/RS-Ascar, Clair Kuhn.

Após a assinatura, a próxima etapa será a articulação de recursos financeiros junto a lideranças políticas para a efetiva construção do centro. “Essa parceria permitirá a ampliação da difusão do conhecimento produzido na Unicruz. Assim, a informação chegará a quem está produzindo o alimento que está em nossa mesa. Estamos cumprindo a nossa missão, que é gerar conhecimento para o desenvolvimento da região”, salienta a reitora Patrícia Bianchi.