Case para a Rede Pública

Laboratório de Ideias apresenta metodologias alternativas de ensino para professores de escola de Tapera.

Após se destacar com a criação de atividades que estimulam a proatividade dos alunos, o Laboratório de Ideias da Unicruz serviu como case para o aperfeiçoamento de educadores da Rede Pública de Ensino. Os docentes da Universidade Ricardo Lauxen, Cleia Baiotto, Adriana Schmidt, Patrícia Bersch e Maria Christina Moraes participaram no final de março de um encontro no Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada, em Tapera, para apresentação de metodologias alternativas de ensino para professores de Matemática e Ciências, além de alunas do segundo ano do Magistério.

O grupo detalhou novas ferramentas que vêm sendo utilizadas no âmbito institucional, como gamificação, peer instruction com o aplicativo Socrative e a utilização de laboratórios virtuais de ensino. A iniciativa faz parte do Programa Escola e Profissionalização: uma realidade no contexto regional da Unicruz, que tem como objetivo desenvolver atividades no âmbito escolar, estreitando a relação escola-universidade. A atividade ainda serviu de preparação para a oficina de formação de professores que o Laboratório de Ideias irá ministrar no Seminário Internacional de Educação no Mercosul, confirmado para acontecer na Unicruz no mês de maio.