Tecnologia asiática

Tecnologia asiática

Unicruz adquire equipamento para triagem de compostos.

:

O propósito principal do Polo de Inovação Tecnológica Alto Jacuí é realizar estudos e ações que favoreçam o setor produtivo, especialmente em sua região de abrangência. Um dos projetos vinculados ao Polo – que é executado pela Unicruz – busca estimular pequenos produtores rurais a investirem na batata doce, que pode ser uma alternativa para incrementar a economia na agricultura familiar. A iniciativa é fomentada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SDECT/RS) e tem parceria da empresa Simbiose Agrotecnologia Biológica. Um dos recursos que deve ser utilizado pelos pesquisadores institucionais é o cromatógrafo, equipamento que permite separar e purificar compostos, beneficiando a qualidade da planta.

O grupo de professores envolvidos no projeto recebeu um técnico da fabricante chinesa SkyRay Instrument para receberem as instruções sobre o uso do cromatógrafo. Steven é representante da empresa asiática e auxiliou na instalação do equipamento no Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais in vitro da Unicruz, além de repassar orientações acerca das funcionalidades do dispositivo.

Coordenado pela professora Jana Koefender, o projeto do Polo de Inovação Tecnológica Alto Jacuí conta com a colaboração dos docentes Diego Golle, Juliane Camera, Mauricio Pasini e Roberta Cattaneo Horn.