Ponto para a sustentabilidade

Ponto para a sustentabilidade

Coleta seletiva aumenta abrangência e passará a contemplar oito localidades de Cruz Alta.

:

A coleta seletiva de resíduos sólidos será ampliada consideravelmente em Cruz Alta. O lançamento oficial da nova etapa do processo foi realizado ontem (04) à tarde no modulo policial da avenida Saturnino de Brito. Juntamente com a Prefeitura de Cruz Alta, a Inatecsocial – Incubadora de Negócios Sociais da Unicruz – já promovia a coleta em dois bairros da cidade. Agora, irá contemplar oito localidades. A cerimônia contou com presença de representantes de entidades e repartições parceiras, além de trabalhadores do projeto Profissão Catador, os principais beneficiados com a ampliação ao lado do meio ambiente.

“Eles [catadores] também fazem um trabalho como agentes ambientais porque com a proximidade com a população, eles passam a praticar ações educativas”, observou a gestora da Inatecsocial/Unicruz e presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta, Enedina Teixeira.

“É mais um passo dado, tanto para nós catadores, quanto para o meio ambiente. Vamos conseguir retirar mais toneladas de materiais de circulação, dando destinação correta e revertendo em renda”, comemorou o presidente da Associação de Catadores do Bairro Jardim Primavera II, Thiago Dias.

O cronograma da Coleta Seletiva já foi divulgado: na segunda-feira, o caminhão passará nos bairros Bonini 1 e Conceição. Na terça, nos bairros Bonini 2, Jardim Primavera e Ferroviário. E na quinta, no bairro Central, na Vila Hilda e no Centro de Cruz Alta. Os resíduos sólidos recicláveis são latinhas, garrafas pet, panelas, formas de alumínio, caixas de papelão, embalagens de alimentos e de produtos de limpeza, bem como papeis, jornais e revistas. Alguns materiais não devem ser destinados à coleta, como madeira, espelhos, equipamentos eletrônicos, isopor e papéis engordurados. Já os vidros terão dias específicos para recolhimento, portanto também não farão parte da rotina semanal da coleta.

Foto: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Cruz Alta