Pelo fim da violência de gênero

Pelo fim da violência de gênero

Mobilização mundial inicia e Unicruz está engajada em debates locais.

:

A Unicruz aderiu mais uma vez à campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero. Trata-se de uma mobilização nacional que busca combater e levantar reflexões sobre os maus tratos a mulheres e meninas. O calendário de ações em Cruz Alta iniciou na segunda-feira (27), com o lançamento oficial na Coordenadoria de Políticas Setoriais e Direitos Humanos.

A primeira ação no Campus foi na quarta-feira (29) à noite, com uma roda de conversa entre docentes, estudantes e convidados da comunidade externa sobre feminicídio. A proposta do Núcleo de Ação em Pró-Direitos Humanos (NAPDH) da Unicruz foi estabelecer um momento de reflexões sobre os dados oficiais, as leis e as políticas públicas voltadas para o tema. “Nas últimas pesquisas temos 13 casos de feminicídio notificados por dia. A média no nosso Estado está um pouco abaixo da nacional, mas percebemos algumas localidades que apresentam maior número de crimes desse tipo, como a região metropolitana, a fronteira e inclusive a nossa”, explicou a pesquisadora em Ciências Sociais Suelen Gonçalves, que desenvolveu pesquisas sobre feminicídio.

Ainda na campanha, em 07 de dezembro a reitora Patrícia Bianchi representará a Unicruz na roda de conversa “Mulheres Superpoderosas” na Câmara de Vereadores. E no dia 12, os professores Ângela Keitel e Tiago Brutti participarão de outro evento na Casa Legislativa de Cruz Alta, este sobre Direitos Humanos.