Engenharia na prática

Alunos da Unicruz apresentam projetos que simulam estruturas automatizadas ou movidas a energias renováveis.

Uma atividade diferenciada movimentou estudantes dos cursos de engenharias da Unicruz. A Prointec – Mostra de Projetos Integradores e Tecnológicos das Engenharias – iniciou na noite de segunda-feira (20), no Miniauditório do Campus, com a apresentação de projetos práticos. A maioria dos trabalhos envolveu a produção de maquetes com funcionamentos baseados energias renováveis ou automação. Um dos protótipos é um bairro residencial – batizado de Green Light – que funciona com fontes de energias eólica e solar. Para tanto, os estudantes utilizaram conhecimentos das disciplinas de Física e instalaram aerogeradores e painéis solares em miniatura para acender as luzes do pequeno condomínio.

“Nosso produto é um condomínio sustentável e a divisão foi calculada tanto em sua área de absorção quanto nas diretrizes exigidas pelo Município, como Código de Obras e Plano Diretor. Respeitamos tudo isso no projeto” explicou a acadêmica de Engenharia Civil Karen Jandrey, desenvolvedora do Green Light juntamente com os colegas Jonathan Patias e Larissa Erthal. Alunos das engenharias Ambiental e Sanitária e de Produção também apresentaram seus trabalhos – cerca de 60 projetos, no total – e alguns contaram com o auxílio do curso de Arquitetura e Urbanismo, comprovando a proposta interdisciplinar do Prointec.

“A ideia do Prointec é a integração. Esse é o conceito que move as atividades. Temos uma série de disciplinas participando, o que possibilita aos alunos um olhar completo dos seus cursos e dos similares”, explica o professor Ricardo Lauxen, idealizador e avaliador da Mostra, encerrada ontem (22).