De olho na Suécia

Em palestra, professor da Unicruz compartilha suas experiências no país europeu e apresenta cases de universidades empreendedoras.

Empreendedorismo não é um trabalho, mas sim uma mentalidade. Partindo desse princípio, o 3º Ciclo de Debates sobre Empreendedorismo e Inovação da Unicruz teve continuidade na noite desta terça-feira (17). A palestra ministrada pelo professor Fabio Dal-Soto comparou práticas e comportamentos em instituições de Ensino Superior brasileiras e suecas. Enquanto nossa nação é emergente no estabelecimento do conceito de universidades empreendedoras, o país europeu é modelo global.

Dal-Soto, que já foi pró-reitor de Administração da Unicruz e recentemente cumpriu parte do seu doutorado na Universidade de Lund, da Suécia, compartilhou suas vivências com acadêmicos dos cursos de Administração, Agronomia e Jornalismo. Trouxe, em slides, personalidades que considera referências em termos de dedicação, foco e disciplina, como os desportistas Gustavo Kuerten e Lionel Messi e o juiz federal Sérgio Moro. “Talvez não sejamos um Guga ou um Messi, mas podemos fazer a diferença em nossa área de atuação”, disse aos estudantes.

O docente ainda traçou um paralelo entre a cultura de ensino entre os dois países. “Observei que na Suécia os alunos se sentiam mais à vontade para avançar e criar coisas novas. Eles pensam além, no que vão vender para o mundo”, detalhou. Contudo, elogiou as políticas adotadas pelas IES brasileiras para engajar melhor os acadêmicos e estabelecer a cultura do empreendedorismo.

O encerramento do 3º Ciclo de Debates da Unicruz deve acontecer no mês de novembro.