Da tanatologia ao serial killer

Palestras interdisciplinares marcam II Congresso de Medicina Legal da Unicruz.

Questões médico-legais levaram estudantes da Unicruz a lotar o Salão Nobre do Campus na noite de quinta-feira (05). O Congresso de Medicina Legal, Criminalística e Direito chegou à segunda edição interligando as ciências jurídicas e da saúde, proposta que atraiu discentes e profissionais de Direito, Biomedicina, Farmácia e Enfermagem.

O perito e médico legista do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Cruz Alta Fabio Goulart da Silva contextualizou a tanatologia forense, ciência que estuda a morte. O palestrante detalhou tipos de óbito e procedimentos a serem tomados após o falecimento de uma pessoa. “Usamos o conhecimento de fenômenos que acontecem com os cadáveres para tentar elucidar um crime para autoridades policiais, por exemplo”, disse.

O delegado da Polícia Civil de Cruz Alta, Josuel Muniz, também foi convidado a compartilhar experiências no Congresso. Egresso do curso de Direito da Unicruz, Muniz falou sobre os desafios da investigação criminal. “A Unicruz é pioneira e única instituição da região a promover um evento sobre medicina legal. O curso de Direito inclusive tem uma cadeira dedicada a estudar isso. Tivemos uma receptividade bem grande devido à interdisciplinaridade do Congresso”, exalta o professor Rafael Vieira de Mello, organizador da atividade e responsável pela disciplina de Medicina Legal.

O Congresso encerra na sexta (06) com palestras sobre a relação entre psicopatia e assassinatos em série e encaminhamento de corpos para o Instituto Médico Legal (IML).