“Buenas, que assim eu prometo!”

“Buenas, que assim eu prometo!”

Aula de tradições gaúchas, Formatura Crioula do curso de Direito mais uma vez encanta.

:

Colações de grau são famosas por suas honras acadêmicas: vestimentas, cerimonial e ritos que precedem a entrega do diploma aos formandos quase nunca fogem à regra. Há mais de uma década o curso de Direito da Unicruz se inspira nas tradições regionais dá uma nova cara à solenidade graças à Formatura Crioula. Realizado sempre em datas próximas à Semana Farroupilha, o rito já ganhou notoriedade em âmbito estadual e, ano após ano, encanta os gaúchos.

A Casa de Cultura Justino Martins ficou pequena neste sábado (16) à tarde para tantas referências à cultura sulista. Desde à decoração do palco, com laços das cores da bandeira do Rio Grande do Sul, até à indumentária dos 23 concluintes participantes do evento, todos usando trajes típicos. No protocolo, procedimentos como o juramento são adaptados com termos locais. “Um homem se torna nada quando se prende a grilhões; e o simples berro de um boi ecoando na noite longa traz prelúdios de milonga: Direito, Justiça e Paz. Buenas, que assim eu prometo!”, fora recitado em forma de verso.

A Unicruz é a única IES a realizar uma cerimônia de tal natureza graças à iniciativa do professor do curso de Direito Fernando Martins Ferreira. Por sua contribuição à cultura sul-rio-grandense, o docente inclusive recebeu a Comenda João de Barro do Movimento de Tradições Gaúchas. E ainda na Formatura Crioula, Ferreira recebeu uma nova distinção do conselheiro benemérito do MTG, José Aldomar de Castro.

A Formatura Crioula do curso de Direito é meramente simbólica. Para oficializar a conclusão da graduação, os discentes ainda precisarão cumprir todas as exigências acadêmicas como a aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).