Consulta Popular: ativa

Processo tem início oficialmente em audiência promovida na Unicruz.

Uma das principais ferramentas para definição de investimentos públicos iniciou mais um ciclo na manhã de hoje (07) na Universidade de Cruz Alta. O Salão Nobre do Campus sediou uma audiência pública convocada pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Alto Jacuí para desencadear formalmente o processo de Consulta Popular. No encontro foi explanada a realidade orçamentária do Rio Grande do Sul, divulgada a Carteira de Projetos do Corede Alto Jacuí e definida a Comissão Regional que participará de assembleias em âmbito estadual. Veja como ficou a nominata de delegados:

Roberto Luis Visoto, Ederson Barbosa da Silva, Elizabeth Dorneles, João Carlos Franco, Jair Francisco de Oliveira, Giovana Rossi, Jorge Quadros, Paulo Siqueira e Selmo Damiani.

Há mudanças na Consulta Popular em relação aos anos anteriores. A principal delas é que as demandas foram definidas pelos próprios Coredes, ao invés de repassadas pelo Governo do Estado. Os programas elencados constam na Carteira de Projetos, também lançada na reunião, que foi elaborada por profissionais da Unicruz – unidade executora do Conselho. As 27 matérias do livro serão compatibilizadas com o Plano Plurianual do poder Executivo e socializadas com a população em assembleias microrregionais. Serão quatro encontros, conforme o seguinte esquema:

–  Tapera, Lagoa, Selbach e Não-Me-Toque;

Ibirubá, Quinze de Novembro, Santa Bárbara do Sul, Colorado e Saldanha Marinho;

– Salto do Jacuí, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra e Fortaleza dos Valos;

Cruz Alta.

Em negrito, a cidade-sede. As datas serão definidas dentro dos próximos dias.

Após, será composta a cédula, que poderá ter de 06 a 10 projetos. Por fim, os eleitores votarão quais serão as propostas a constarem no Orçamento Estadual de 2018. O pleito ocorrerá de 1º a 03 de agosto através de urnas físicas, envio de SMS e voto online. Dos R$ 60 milhões destinados para a Consulta Popular, R$ 1,8 milhão será distribuído entre as demandas do Alto Jacuí.

“Precisamos agora ter a participação das pessoas. Elas têm que ir às reuniões e expor suas vontades, suas condições de cidadãos. É um momento de crise no País inteiro, então o momento de falar é agora”, salientou o presidente do Corede Alto Jacuí, Roberto Luis Visoto. Além de liderar o Conselho, Visoto também é vice-presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta.

Para o coordenador-geral da Consulta Popular, Theonas Baumhardt, o processo tem cumprido o seu papel com eficiência. “O Governo do Estado adotou a seguinte medida: tudo aquilo que é votado na Consulta Popular é pago no ano seguinte. É com essa metodologia, de afirmar o nosso compromisso, de votar e pagar, que iniciamos as discussões hoje”.