Quem viver, verá

Editor de imagens do jornal Zero Hora fala para estudantes de Jornalismo da Unicruz sobre fotografia.

A sinergia entre imagem e texto foi tema de uma palestra promovida pelo jornal Zero Hora na noite de hoje (11) no Campus da Universidade de Cruz Alta. Em alusão ao aniversário de 53 anos do veículo impresso, o editor de imagens Jefferson Botega conversou com alunos e profissionais da área de comunicação sobre a importância de a fotografia ter coesão em relação à reportagem. Com bagagem de três décadas de experiência na área, Jefferson apresentou alguns registros capturados por ele para a ZH, alguns deles premiados em concursos de fotografia. Um dos cases da palestra foi a reportagem Filho da Rua, na qual ele e a repórter Letícia Duarte acompanharam por três anos a vida de um menor dependente químico. “Foi um desafio muito grande porque eu não podia mostrar o rosto do menor, então usei muito luzes e sombras”, explicou.

Jefferson também falou sobre ética na profissão, deu dicas de como capturar imagens diferenciadas e defendeu que fotógrafo e repórter precisam trabalhar juntos para que haja entendimento mútuo sobre a abordagem da matéria. “Insistam em querer ir para o local da pauta”, também aconselhou o editor de imagens.

É o nono ano consecutivo em que a Unicruz recebe profissionais da ZH em seu mês de aniversário.